Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Guanambi adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae para ampliar apoio às micro e pequenas empresas
13/04/2021

Buscando desenvolvimento para Guanambi, o prefeito Nilo Coelho assinou na última terça-feira (06), o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora Bahia, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação é uma iniciativa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes. A assinatura do documento contou com a presença do vice-prefeito Arnaldo Azevedo (Nal).

O objetivo do programa é de engajar a gestão pública municipal e as lideranças locais na promoção de políticas públicas de desenvolvimento econômico local, por meio da efetivação de um Plano de Ação para o desenvolvimento dos pequenos negócios que prevê o fortalecimento do ambiente empresarial no município.

Plano de ação

O Plano de Ação será concebido e operado por Comitê Gestor Municipal, que irá definir as ações a serem implantadas, como:

• Ampliação da participação dos pequenos negócios no volume de compras governamentais do município;
  • Fortalecimento da agricultura familiar na merenda escolar;
  • Implantação ou expansão da sala do empreendedor;
  • Integração do município à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e
  • Negócios (REDESIMPLES);
  • Criação e/ou fortalecimento da figura do Agente de Desenvolvimento;
  • Ampliação do acesso à educação empreendedora para alunos da rede municipal;
  • Criação de mecanismos de aprimoramento da gestão municipal;
  • Fomento à Inovação e à Adoção de Práticas Sustentáveis na Gestão Pública.

Apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dará ao programa Cidade Empreendedora todo apoio para o desenvolvimento do mesmo. O Sebrae por sua vez, irá oferecer:

• Equipe técnica habilitada,
  • Repasse ao município de toda e qualquer informação referente ao programa;
  • Suporte remoto à equipe de trabalho para efetivação das ações do Plano de Ação, entre outras.

O termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora Bahia terá validade até o final de dezembro de 2021.

Autor: Assessoria de Comunicação