Gabinete
Comunicado importante - Nota de Esclarecimento da Secretaria de Assistência Social
23/09/2019

Como é do conhecimento de todos, o governo federal contingenciou boa parte dos recursos de manutenção e fomento da rede de programas e serviços socioassistencial em todo Brasil. O Conselho Nacional de Assistência Social considera crítica e insustentável a situação; pela falta de recursos a assistência a milhões de brasileiros, já está sendo afetada. Há um movimento junto ao Congresso e negociações foram abertas com o Ministério da Economia para o descontingenciamento dos recursos orçamentários; mas já havia uma necessidade de suplementação porque o orçamento aprovado era deficitário, ou seja, menor que as necessidades do setor, pois há um aumento constante nas despesas obrigatórias que vão implicando no achatamento das despesas discricionárias, que é o caso da manutenção dos serviços e programas da rede socioassistencial. Entendemos esse momento como crucial e pedimos a todos o máximo de articulação com os parlamentares para que garantam o funcionamento da Assistência social aos que dela dependem.

Nessa terça-feira (24), nós trabalhadores e voluntários de toda rede nacional de assistência social faremos uma PARADA e MOBILIZAÇÕES em todo Brasil, para chamarmos atenção das autoridades sobre a gravidade do problema. Por determinação do prefeito Jairo Magalhães, a Assistência Social de Guanambi também se insere nesse movimento.

Contamos com o vosso distinto apoio e participação.

Francisco Donato
Secretario Municipal de Assistência Social.

Autor: Secretário Municipal de Assistência Social