Secretaria da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo ações de supervisão e monitoramento na marcação de exames
29/08/2014

Funcionários e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi continuam desenvolvendo ações de monitoramento dos serviços de marcação de exames junto às diversas unidades de saúde do município (ESF´s). O trabalho se intensificou nesta semana, com o suporte da coordenação da central de marcação e regulação municipal, que vem fazendo a verificação in loco nas unidades. A central de marcação é responsável pela marcação, regulação, avaliação, controle e auditoria destes serviços de saúde.

Segundo a coordenadora da Central de Regulação, enfermeira Kelly Pozzi Malheiros Martins de Oliveira, a finalidade desta monitoração, é tomar conhecimento e posteriormente, buscar solução, dando celeridade para pedidos que por ventura estejam pendentes, “a nossa equipe, formada por profissionais da área de saúde e técnicos administrativos, analisam as informações contidas nas guias de solicitação de exame, solicitações estas que estão sujeitas a regulação, priorizando o atendimento de acordo a necessidade em saúde de cada indivíduo. É analisado também a agenda médica disponível e a disponibilidade do exame na rede SUS, a grande maioria das solicitações são atendidas com agilidade”, esclareceu a profissional, frisando ainda que os casos de urgência e emergência são direcionados para o serviço hospitalar de urgência, uma vez que a central de regulação só trabalha com agendamentos ambulatoriais.

Seguindo a determinação do Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues e do Prefeito Charles Fernandes, a equipe está desenvolvendo esta supervisão e já planeja diversas ações para sanar as pendências existentes e os casos pontuais.

Cumprindo o planejamento, a equipe visitou na tarde desta terça-feira, 26, a UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Nova, acompanhados da enfermeira da unidade Sthefanie Rocha, a equipe de profissionais e da coordenação da central de marcação e regulação, inspecionaram todas as requisições de exames, tomando ciência da quantidade, motivos dos encaminhamentos e pendências das requisições.

“Temos uma grande dificuldade para atender algumas solicitações, pois existe uma carência de profissionais de áreas específicas e que realizam alguns procedimentos e exames. Por mais que procuramos e damos condições de trabalho e bons proventos, não só Guanambi, mas diversas cidades não conseguem atrair estes profissionais, que se concentram em grandes centros e nas capitais”, esclareceu a coordenadora Kelly Pozzi Malheiros.

Autor: Ascom/PMG