Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • E-mail

    assessoriapmg@hotmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
SAÚDE | - PREFEITO CHARLES FERNANDES INAUGURA UNIDADE DO CAPS/AD
04/08/2014

Foi inaugurado no final da tarde da última sexta-feira (01/08), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS 2 - AD) pelo Prefeito Municipal Charles Fernandes e Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo Rodrigues. A solenidade de implantação de mais um equipamento público em saúde no município, contou com grande presença de populares, profissionais de saúde, gestores públicos, autoridades políticas e lideranças. A unidade leva o nome do saudoso médico psiquiatra Dr. Geraldo Correa De-Vecchi, a filha do profissional, que foi referência na cidade, Elizabeth De-Vecchi falou da emoção pela lembrança do seu pai, “meu pai era feliz em ser medico e ter pacientes que ela tinha todo o carinho em atender, só tenho a agradecer em nome da família pelo carinho e reconhecimento de todos”, disse emocionada.


Demonstrando grande satisfação durante todo o ato, dado a importância do CAPS AD instalado na cidade, o prefeito Charles Fernandes falou aos presentes dos avanços em todos os segmentos de sua gestão, frisando, especificamente, na ampliação da estrutura e do atendimento na área da saúde. Anunciou ainda a inauguração de mais um PSF no início do mês setembro, que atenderá os moradores dos Bairros Santo Antonio e Santa Catarina, e também a construção de três novas UBS - Unidade Básica de Saúde na cidade, nos bairros: Ipiranga, Novo Horizonte e Paraíso. “A nossa gestão vem acompanhado o crescimento da cidade, com ampliação e instalação de novos serviços para a população, o CAPS AD é um deles, e de suma importância, só mesmo as famílias sabem o quanto é difícil lidar com a situação da dependência química de um familiar, temos que tratar com respeito, dedicação e carinho estes usuários, por isso nos dedicamos, para que, em parceria com o governo do estado e governo federal, pudéssemos implantar este importante programa na cidade”, finalizou.
As instalações são destinadas ao atendimento de pacientes com dependência química em álcool ou drogas. A unidade, que fica localizada na Avenida Governador Nilo Coelho, é formada por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e oficineiros. Os pacientes participarão de atividades esportivas, oficinas terapêuticas e ainda receberão acompanhamento psicológico, em um espaço físico amplo, confortável, discreto, e que atende as exigências do tratamento, oferecendo atendimento individual e em grupos, atendimento à família do usuário, atividades comunitárias, orientação profissional, além de todo o suporte médico e psicoterápico. Dezenas de usuários devem ser atendidos regularmente.


O Secretário Manoel Paulo Rodrigues, em seu pronunciamento, frisou da importância da inauguração de mais um equipamento público, garantido o acesso de cidadãos acometidos com a dependência química, preenchendo uma demanda na área, “este é mais um passo importante para a sociedade, principalmente para muitas famílias que sofrem com entes queridos, que não tinham a quem recorrer, trata-se de um desafio enfrentar o fenômeno mundial do avanço do consumo de álcool e drogas. Nossa política de gestão está alinhada com a reforma psiquiátrica nacional e tem como objetivo tratar o paciente em parceria com a família, acima de tudo, com muito respeito, e trazê-lo para a rede de atendimento”, salientou.


Rede de referencia no atendimento psicossocial
A assistente Social e Coordenadora de Saúde Mental do Município de Guanambi, Jaqueline Castro, falou sobre a evolução do tratamento psiquiátrico no Brasil e em Guanambi, “ter mais um centro de atenção psicossocial, faz com quem a nossa cidade tenha hoje uma rede de saúde mental praticamente completa, não será mais preciso muitos cidadãos buscar tratamento para dependência química em outra cidade”, disse. A cidade já conta a alguns anos de outro CAPS - Centro de Atenção psicossocial, que é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O centro também oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. “Guanambi hoje é referencia no segmento de saúde mental, graças ao esforço do Prefeito Charles Fernandes e do Secretário Manoel Paulo, ambos dispõe de grande comprometimento e cuidado com a saúde do nosso município”, finalizou a coordenadora.



Autor: Ascom/PMG

Mais Notícias

ANTERIOR

Página 1 de 185   |   1842 Registro(s) encontrado(s)

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito