Secretaria de Assistência Social
Prefeito se reúne com Conselho Tutelar, técnicas do Abrigo Institucional e membros do CMDCA para discutir ações
07/04/2017

O prefeito de Guanambi Jairo Magalhães e o Secretário Municipal de Assistência Social, José Francisco Donato, se reuniram na manhã desta sexta- feira (07) no Gabinete Municipal com os membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar e técnicas do Abrigo Institucional.

No encontro, foram abordadas as inúmeras demandas referentes à criança e adolescente no município de Guanambi, destacando o alto índice de tráfico de drogas em diversos bairros, políticas públicas de prevenção e proteção à criança e ao adolescente e políticas incentivadoras à adoção.

Durante a reunião, o prefeito frisou que é prioridade da sua gestão executar e fortalecer as parcerias com a sociedade civil e com o Poder Judiciário, na aplicação de políticas públicas de proteção e de garantia de direitos da criança e do adolescente.

O Conselho tem buscado constantemente estabelecer diretrizes e plano de ação com o fim de fortalecer as políticas sociais básicas (educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer), com ênfase no fortalecimento ou resgate dos vínculos familiares e comunitário, bem como implementar políticas de proteção e garantias de direitos através de políticas integradas e articuladas entre as ações governamentais e não governamentais.

“Políticas públicas e principalmente sociais devem ter as suas ações executadas intersetorialmente com qualidade, proporcionando o acesso efetivo e a participação de seus usuários. É preciso que o Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Executivo, Organizações Não-Governamentais, Poder Legislativo, Conselhos de Direitos e Setoriais e sociedade em geral estejam desempenhando ativamente suas tarefas e responsabilidades na rede de atendimento às crianças e adolescentes”, salienta Francisco Donato.

Autor: