Superintendência Municipal de Trânsito
SMTrans de Guanambi esclarece principais dúvidas sobre a implantação das lombadas eletrônicas na cidade
02/08/2022

Adquiridas pela Prefeitura de Guanambi, após estudos de viabilidade técnica com prévia contagem volumétrica de fluxos, as lombadas eletrônicas foram implantados nas principais vias pela Equipe de Engenharia da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), com a presença do Técnico responsável pela industria fabricante.

Importante

As lombadas eletrônicas, não possuem nenhum componente tipo “radar”,  que permita a captura de imagens das placas dos veículos, para posterior emissão de notificação de infração.

Instalação atende resolução do CONTRAN

Observando criteriosamente, tudo quanto contido na Resolução nº 798 do CONTRAN, de 02 de Setembro de 2020, a função das Lombadas Eletrônicas Educativas, consiste apenas e tão somente em captar através de ondas magnéticas com alcance médio de 100 (cem) metros as imagens de veículos que se aproximam, e em seguida informar aos próprios condutores, através de sua tela digital, a velocidade compatível e permitida, no momento da aproximação das referidas Lombadas.

Acompanhamento permanente

Uma Comissão Especial, formada pelo Diretor de Trânsito, um técnico em eletrônica, e dois Agentes de Trânsito desta Superintendência, foi designa para acompanhamento permanente, de modo a identificar possíveis avarias ou panes que possam interferir no desempenho dos equipamentos, funcionando em caráter Experimental e Educativo, buscando reduzir a velocidade nas vias. Não foi registrado até o presente momento, qualquer pane ou avaria que justificasse a intervenção técnica em seu funcionamento conforme demonstrado em Relatório de Aferição.

Papel Educativo

Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito, João de Deus Cotrim, “as Lombadas Eletrônicas seguem cumprindo seu papel Educativo e Informativo em pontos críticos e geradores de conflitos de nosso Município, buscando reduzir a velocidade e consequentemente, os índices de acidentes ou sinistros, nos locais onde estão instaladas, promovendo o desenvolvimento de um Trânsito mais Humano e Seguro para todos.

Locais e velocidade permitida

- Av. Santos Dumont - 02 Lombadas eletrônicas (50 KM)

- Av. Messias Pereira Donato (Castelo Branco) -  01 Lombada eletrônica (40 KM)

- Rua Otávio Mangabeira - 01 Lombada eletrônica (40 km)