Saúde
Sesab e Secretaria de Saúde de Guanambi realizam segunda etapa do mutirão de mamografia
23/08/2017

Desde esta terça-feira (22), com perspectiva de encerrar nesta quinta-feira, mais de 450 mulheres, com idade de 50 a 69 anos, devem comparecer na Unidade de Saúde do Bairro Vila Nova, onde participam da segunda etapa do Mutirão de Mamografias, ação realizada em parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com a Secretaria de Saúde de Guanambi. A primeira fase do programa aconteceu na cidade no mês de maio do corrente ano, onde atendeu mais de duas mil mulheres, que realizaram o procedimento.

A ação contou com o apoio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e equipe da unidade, que planejou toda a logística de atendimento para melhor acolher as pacientes.

Nesta fase serão realizados exames de biopsia, 59 exames de ultrassonografia, e mais 400 mamografias. O mutirão itinerante faz parte do “Programa Saúde sem Fronteiras”, cujo objetivo é fazer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mulheres de cidades da microrregião que realizaram o primeiro procedimento, também foram encaminhadas para Guanambi.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, André Moitinho, o programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Se for detectada alguma alteração na primeira mamografia, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a punção e exames de laboratório”, disse. Ainda segundo o secretário, “a paciente que apresentar alguma alteração suspeita terá garantidos todos os exames diagnósticos, no caso de comprovação da doença, terá todo apoio nas fases seguintes do tratamento”, finalizou.