Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está em nova sede e amplia os serviços para a população guanambiense
24/04/2015

Para melhor atender com os novos serviços, os cidadãos e produtores rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi está funcionando em nova e moderna sede, inclusive com amplo estacionamento.

Novos serviços para a população:

Segundo o Secretário Luzinaldo Correia Costa, devido a esta nova estrutura, a secretaria irá ampliar e oferecer novos serviços para a população, inclusive, já está funcionando o serviço de CCIR – CERTIFICADO DE CADASTRO DE IMÓVEL RURAL, cadastramento feito através de Acordo de Cooperação Técnica com o INCRA, o proprietário rural deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realização do referido cadastramento. O horário de funcionamento para este serviço será das 08:00 às 12:00 hs.

Implantação da “Sala da Cidadania”, em parceria com o INCRA

Brevemente será inaugurada a “Sala da Cidadania”, onde o produtor rural terá acesso a 15 (quinze) tipos de serviços, entre eles: Emissão de CCIR – ITR - DAP para assentados - Emissão de comprovação de atividade rural, Declaração de Assentado, etc.

Implantação da Coleta Seletiva em Guanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi irá implantar em breve a coleta seletiva em nosso município. Serão instalados vários Ecopontos, também chamados de PEV – Ponto de Entrega Voluntária, em diversos pontos da cidade, dando oportunidade ao cidadão de entregar os resíduos recicláveis sem grande transtorno ou dificuldade. A participação população será de grande importância para o sucesso da coleta seletiva, a qual também contará com a parceria entre prefeitura e a Cootaeg – Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi e a  Recivida – Reciclando e Educando para Vida. Também será realizada a coleta porta a porta em dias programados e avisados à população.

Informações importantes para cidadãos e agricultores:

Garantia Safra 2014/2015

Em Guanambi 2.057 produtores rurais familiar estão habilitados no programa Garantia Safra 2014/2015. Este programa é do Governo Federal, com participação do Governo Estadual e Municipal. É um seguro para aquele produtor rural familiar que plantou a sua lavoura (algodão, mandioca, feijão, milho ou arroz) com recursos próprios e que teve mais de 50% de prejuízo. Serão realizadas 75 vistorias nas lavouras dos produtores habilitados, para averiguar se houve perda. Caso seja comprovado que a maioria perdeu a sua lavoura, todos irão receber o benefício de R$ 850,00 divididos em 05 parcelas de R$ 170,00.

CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóvel Rural:

O Secretário Luzinaldo, orienta e avisa a todos os proprietários de imóveis rurais que se encerra no dia 05/05/2015 o prazo que o mesmo realize o Cadastro do seu imóvel rural junto aos Órgãos Ambientais através da internet. Para tanto o proprietário deverá contratar um profissional de ciências agrárias habilitado (Eng. Agrônomo, Eng. Florestal, Eng. Ambiental, Técnico Agrícola/Agropecuário, etc).

A nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está localizada na Av. Deolinda Martins, nº146, no Bairro Santo Antônio, no prédio da antiga sede da Codevasf. Telefones: (77) 3451-8705 / 8763 / 8752 / 2348.