Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • E-mail

    assessoriapmg@hotmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria da Saúde
Profissionais do 1º Centro de Saúde realizam Ação Educativa sobre câncer de mama, colo uterino e câncer de próstata
09/11/2015

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Saúde, juntamente com profissionais do 1º Centro de Saúde e do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, em parceria com a Faculdade Guanambi, na pessoa da docente da instituição Wilma Xavier, que também é Enfermeira de Referência da Saúde da Mulher, e acadêmicos do 9º período de Enfermagem da Faculdade realizaram no final da última semana, uma ação educativa como objetivo de disseminar informações, por acreditarem que a informação pode salvar vidas. Foram distribuídos Folders e adesivos sobre câncer de mama, colo e próstata para os motoristas que trafegavam pela Avenida Barão do Rio Branco, justamente de frente à Unidade de Saúde. A ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito.  

A Enfermeira Wilma Xavier, que coordenou a ação, salientou a importância do ato e a participação dos discentes do curso de enfermagem, “vivenciando in loco, os alunos tem a oportunidade de externar importantes informações que são fundamentais para prevenção”, frisou.

A coordenadora do 1º Centro de Saúde, Eliane Soares Nogueira frisou  da relevância na disseminação das campanhas de prevenção, “a distribuição de material informativo sobre a temática, faz com que os motoristas se atentem para a importância do diagnóstico precoce”, disse.

As campanhas:

No Outubro Rosa, a campanha visa conscientizar e orientar as mulheres atendidas na rede pública de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito por meio do autoexame e mamografias periódicas. Já a do Novembro Azul, pretende alertar os homens sobre a importância dos exames regulares de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina. Estima de novos casos de câncer 2014/2015 INCA- Próstata 68.800 mil, mama feminina 57.120 casos, colo de útero 15.590 casos.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal.

 

Atualizado – 10/11 – 09h31min



Autor: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi

Mais Notícias

ANTERIOR

Página 1 de 185   |   1842 Registro(s) encontrado(s)

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito