Em conformidade com:

Prefeitura e Corpo de Bombeiros Civil acertam uma nova parceria para o combate de incêndios em Guanambi

Quarta, 12 de Junho de 2019

O Prefeito Jairo Magalhães recebeu, na tarde desta terça-feira (11), em seu gabinete, grupo de Bombeiros Civis, liderado pela presidente do Sindicato da categoria Luciana Angélica.

Na pauta do encontro diversos assuntos foram abordados numa conversa franca e aberta, orientada pelos advogados Rony Martins que acompanhava os bombeiros e Euclides Junior, assessor jurídico da prefeitura. A presidente queixou que embora exista a Lei Municipal de nº 1.209/2018 que dispõe sobre o caráter de contratação de Bombeiro Civil, por estabelecimentos voltados para realização de ventos, ou onde há circulação de um grande contingente de pessoas como em hipermercados e condomínios, o grupo vem enfrentando dificuldades para ser contratado, pelo total desconhecimento lei, ou falta de fiscalização.

O prefeito se comprometeu em dar publicidade à legislação, inclusive já na expedição de alvarás quando da realização de eventos festivos na cidade.

Luciana historiou a ocorrência de vários sinistros (ocorrências de incêndios) nos últimos dias, o que obrigou a equipe da Superintendência de Transito a atender os chamados, usando os veículos de combate ao fogo que a prefeitura dispõe. Ela alertou para o perigo se usar pessoal inapropriado e sem os equipamentos de proteção nessas situações e propôs uma parceria com a prefeitura.

De pronto, o prefeito Jairo Magalhães aceitou a proposta, se prontificando a oferecer a logística que dispõe e o sindicato entrará com o pessoal tecnicamente treinado e qualificado para atuar como unidade de plantão no combate a incêndios.

A assessoria jurídica vai formalizar o termo de parceria que em breve será assinado pelas partes. Jairo considerou que a reunião foi muito produtiva resultando no avanço em parceria que tem sido exitosa entre o poder público e o Corpo de Bombeiros Civil.