Saúde
Prefeito e Secretário de Saúde de Guanambi fazem balanço do funcionamento do Centro de Controle de Natalidade Canina
06/12/2018

Guanambi segue sendo referência regional também no oferecimento de uma estrutura moderna e que atende aos padrões nacionais no enfrentamento da população canina. O Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Secretário de Saúde André Moitinho, visitou na tarde desta quarta-feira (5), as instalações do Centro de Controle de Natalidade Canina inaugurado no final do mês de setembro. Na oportunidade, a equipe técnica liderada pelo Veterinário Dácio Plácido e pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ernivaldo Viana, explicaram os procedimentos e protocolos realizados, fazendo um balanço das ações até o final do mês de novembro, superando a média inicial estipulada. Ao todo, 382 procedimentos já foram realizados, entre capturas, castrações, exames, etc.

No mês de novembro foram capturados 80 animais que estavam abandonados nas vias públicas em diversas regiões da cidade, desses, 65 foram castrados e 08 foram eutanasiados após resultados sorológicos positivos, com prova e contraprova para Leischmaniose.

“Fazemos um apelo para as ONGs de proteção aos animais e cidadãos de nossa cidade, para que nos ajude a buscar famílias para adotar os animais que já estão devidamente vermifugados, vacinados e castrados, estamos abertos a firmar parcerias para esta finalidade”, disse o prefeito Jairo Magalhães.

A equipe acompanhou a castração de um animal e a forma de manejo com os mesmos, realizado com todo cuidado e carinho pelos auxiliares do veterinário, que cuidam do local.

“Em nome de Dácio Plácido e de Ernivaldo Viana parabenizo toda a equipe dedicada e competente, que trata nossos pequenos animais com tanto zelo, o nosso prefeito Jairo Magalhães dá exemplo de bons tratos, preocupação com a saúde pública, e cuidado com os animais”, frisa Moitinho.