Gabinete
Prefeito de Guanambi participa de encontro com comitiva chinesa e representante de consórcio de empresas
20/03/2018

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, acompanhado do vereador Homero Castro, participou de uma reunião com comitiva  chinesa, formada por representantes do consórcio que formam a Parceria Público Privada (PPP) de empresas e diretores da Bahia Mineração – BAMIM às instalações do Projeto Pedra de Ferro, onde se vislumbra uma parceria para viabilizar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com vertentes do desenvolvimento regional. O projeto pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que tornará a Bahia Mineração, a terceira maior produtora de minério de ferro do Brasil.

Na ocasião, o Prefeito Jairo reafirmou o seu apoio às iniciativas que venham promover o processo de geração de emprego, renda e o desenvolvimento sustentável, com respeito às normas ambientais, “estaremos pleiteando, junto às esferas do governo e nossos parlamentares que o trecho da Fiol que corta nosso município e a região seja priorizado no processo de concessão do Governo Federal, viabilizando a parceria com a China”. Também participaram da reunião, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim, e de Pindaí, Naná.

Ao longo dos últimos meses, o prefeito de Guanambi vem mantendo diálogo com a comitiva formada por empresários chineses e o presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, que fazem parte do consórcio que irão gerenciar a retomada das obras.  Em fevereiro do ano passado, o prefeito já tinha se encontrado com o embaixador da China no Brasil, Sr. Li Jinzhang, a embaixatriz Sra. Huang Minhui, em recepção promovida pela deputada estadual Ivana Bastos, que é a presidente da Comissão da FIOL, na Assembleia Legislativa. Na época, Jairo e Ivana salientaram a importância de Guanambi no contexto da obra, pois a cidade serve de parâmetro para mostrar o potencial de toda região. No encontro do ano passado, estavam presentes também, o presidente no Brasil, do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, além de vários membros do corpo diplomático chinês, empresários e representantes de grupos de investimentos.