Gabinete
Jairo Magalhães participa da inauguração do Cicom no 17º BPM, que contará com parceria da Prefeitura de Guanambi
26/11/2017

O prefeito Jairo Magalhães, participou na tarde da última quinta-feira (23), ao lado do governador Rui Costa e comitiva, da inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Guanambi, órgão da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), que funcionará na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar. O Governo do estado investiu R$ 1,6 milhão em tecnologia e estrutura.

Localizada na Avenida Benvindo Dias, s/n, no Bairro Alvorada, o Cicom contemplará o atendimento das cidades de Guanambi, Caetité, Caculé, Palmas de Monte Alto, Condeúba, Malhada, Urandi, Pindaí, Igaporã, Lagoa Real, Jacaraci, Candiba, Licínio de Almeida, Mortugaba, Matina, Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Tanque Novo e Ibiassucê, beneficiando mais de 400 mil habitantes.

Com a criação do Cicom, será possível, por meio de uma central única, o atendimento dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros), quando estiver em operação nas 19 (dezenove) localidades atendidas.

Parceria com a Prefeitura de Guanambi no sistema de videomonitoramento

Serão integradas ao Cicom, mais 43 câmeras de alta resolução que irão auxiliar no monitoramento de praças, avenidas e saídas da cidade. Orçado em R$ 160 mil reais, o projeto é financiado pela prefeitura de Guanambi e Câmara de Vereadores, cada ente público irá arcar com a metade dos valores – (R$ 80 mil reais).

Também participaram da solenidade de inauguração, a deputada estadual Ivana Bastos, o senador Otto Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ângelo Coronel, o Subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, o Subcomandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Reis, o Delegado Geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito, Coronel Lira,  Comandante de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO). O Tenente Coronel Marcelo Pinto, que estava em viagem à Colômbia, foi representado pelo Subcomandante do 17º BPM, Major Suarez.

Para o prefeito Jairo Magalhães, as novas câmeras que serão instaladas irão auxiliar as Polícias Civil e Militar nas ações de prevenção e investigação de delitos. “O projeto foi realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e financiado pela Prefeitura de Guanambi e Câmara de Vereadores, em uma ação conjunta, para auxiliar nas ações de segurança pública de nossa cidade”, salientou.