Guanambi supera metas nacionais do Bolsa Família, que beneficia 11245 famílias e injeta R$ 2,5 milhões mensais na cidade

Quinta, 03 de Janeiro de 2019

Secretaria de Assistência Social

Mais um ano o município de Guanambi realizou um trabalho de excelência em relação ao Programa Bolsa família. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. De acordo com o último relatório lançado pelo ministério, Guanambi superou as metas nacionais nos quesitos Atualização Cadastral e Acompanhamento Escolar.

 

Hoje o município atende 20.469 famílias no Cadastro Único para programas sociais, sendo que desse total 11.245 famílias recebem Bolsa Família, que injeta na economia local R$ 2,5 milhões  de reais, através dos benefícios pagos. Dentro dessas famílias que recebem o benefício existem hoje no município um total de 8.672 crianças/jovens com perfil para acompanhamento escolar, sendo que 8.171 tiveram o devido acompanhamento feito corretamente. O reflexo disso vem nos números fornecidos pelo MDS onde a média nacional desse acompanhamento é de 92,57%, sendo que Guanambi superou essa média, tendo um acompanhamento 94,22%.

 

“Isso só foi possível graças aos constantes esforços feitos pelo Prefeito Jairo Magalhães, o Secretário de Assistência Social, Francisco Donato e toda equipe de Gestão Municipal do Cadastro Único e Bolsa Família com a Secretaria Municipal de Educação e os diretores das escolas municipais, que vem mantendo um constante diálogo visando o acompanhamento dessas famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”, salienta o Gestor Municipal do Bolsa Família e Cadastro Único, Jackson Nascimento.

 

Guanambi também superou a meta nacional de Atualização Cadastral do Cadastro Único e Bolsa Família, sendo que, a média, nacional é de 70,26% e o município alcançou 85,53%. “Mais uma vez vale ressaltar os constantes esforços coletivos da gestão juntamente com outros órgãos municipais como CRAS e CREAS, que tem levado atendimento também às famílias da zona rural e distritos além de palestras e rodas de conversa afim de conscientizar as famílias sobre direitos e deveres dentro do universo do Bolsa Família; e com os meios de comunicação local que tem constantemente aberto espaço para que sejam divulgadas atividades do Bolsa Família e Cadastro Único”, ratifica Jackson Nascimento.

 

Com isso, o ano de 2018 fecha com um balanço positivo das atividades do Bolsa Família. Para o ano de 2019 as parcerias com a Secretaria de Educação e Saúde serão de importantes para que as famílias beneficiadas pelo programa continuem a ter um bom acompanhamento nessas duas áreas. Sendo que, com a saúde já se iniciou uma mobilização para que o acompanhamento chegue também nas áreas descobertas por agentes de saúde para que assim possamos superar também a meta nacional nesse quesito tão importante.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias