Educação
Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional promove oficinas na Semana Nacional de Educação do Surdo
08/05/2018

Na última semana, o Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO), órgão ligado a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, organizou oficinas por ocasião ao dia Nacional de Educação do Surdo (23 de abril). A ação trouxe como objetivo sensibilizar os alunos e as famílias sobre a temática, divulgando a cultura, a identidade e a língua brasileira de sinais.

“É preciso que todas as pessoas conheçam esta língua para que assim possam se comunicar melhor com as pessoas surdas e, em diversos ambientes sociais, como: escolas, hospitais, igrejas, bancos e outros”- relata a interprete de LIBRAS da Instituição, Andressa Araújo.

Todas as crianças que recebem atendimento pela Instituição foram contempladas com oficinas voltadas para noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A culminância do Projeto contou com a participação dos alunos surdos que frequentam e já frequentaram a Instituição, os professores, intérpretes de LIBRAS e alunos do IF Baiano, sendo oferecido um minicurso para a Instituição. O evento ainda foi marcado pelas presenças de estudantes do curso de história da UNEB de Caetité, do presidente e vice-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) de Guanambi, que falou sobre a importância da entidade em apoio à comunidade surda e suas famílias.