Secretaria de Saúde sedia evento regional de formação de profissionais
15/07/2014

A Prefeitura Municipal de Guanambi através da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento Municipal de Atenção Básica, realizou a formação de profissionais da área da Saúde dos Municípios da Microrregional nos dias 10 e 11/07/2014. A capacitação ocorreu nas dependências do auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi. A iniciativa é uma parceria com a SESAB e Ministério da Saúde, onde assumiram o compromisso de reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), objetivando a melhora na qualidade da informação em Saúde e o seu uso pelos gestores, profissionais de Saúde e cidadãos.

Foram dois dias de muito aprendizado, tendo como palestrantes os técnicos de Suporte do Telessaúde Bahia FESFSUS, a nutricionista Luanda Miranda e Elis Carla Matos – enfermeira, tendo também a participação do Secretário de Saúde de Guanambi, Manoel Paulo Fraga Rodrigues.  É importante destacar que o ponto de partida dessa reestruturação foi aprimorar o detalhamento da informação, que anteriormente era consolidada, para a perspectiva de uso de dados individualizados, permitindo o acompanhamento de cada usuário atendido, assim como ações desenvolvidas por cada profissional da Equipe. Além disso, integra diversos sistemas de informação existentes na Atenção Básica, reduzindo a necessidade de registrar as mesmas informações produzida ao processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, qualificando o cuidado em Saúde e a cultura do uso da informação.

Vale ressaltar que o novo Sistema de informação em Saúde- SISAB moderniza a plataforma tecnológica, utilizando o software e-SUS AB. Outro avanço do SISAB é contemplar o registro das informações produzidas por várias equipes da saúde como: NASFs, Atenção Domiciliar, Academia da Saúde, ações do Programa Saúde na Escola como vários outros. Para tanto, faz-se necessário unir esforços de todos os gestores, dos profissionais da Saúde, de todos os trabalhadores do SUS na implantação, utilização e aprimoramento contínuo do SISAB.

Autor: Ascom/PMG