Saúde
Secretaria Municipal de Saúde realiza reunião para análise e discussão sistêmica do setor.
01/07/2014

Foi realizado na manhã do último dia 01/07, na Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, uma importante reunião, onde todos os setores e departamentos da secretaria estiveram presentes, para exposição, levantamento, análise e tomada de decisões, com relação a diversos assuntos pertinentes à saúde em Guanambi.   Conhecida como “sala de situação”, a reunião é realizada sempre na primeira terça-feira do mês, onde cada setor faz uma explanação especifica sobre o seu departamento e os demais expõem suas realizações e vivencias administrativas.

Na pauta do dia, foram tratados assuntos relacionados à gestão de saúde, projetos da secretaria, da Atenção Básica em Saúde e relatos das atividades da secretaria referente ao mês de maio do corrente ano. O Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo Fraga Rodrigues abriu a reunião e frisou a importância da mesma para com a gestão sistêmica da saúde, “hoje a estrutura de saúde de um município perfaz não somente a própria secretaria, mas também o suporte, e apoio de outras pastas e departamentos municipais, por isso, que esta reunião mensal, serve para que as decisões sejam alinhadas e padronizadas para o constante aperfeiçoamento e melhoria da estrutura e atendimento na área da saúde em nossa cidade”, frisou.

Presente, representando o prefeito Charles Fernandes, o Secretário de Planejamento Jairo Magalhães, frisou em sua fala, da importância da reunião como relevante instrumento de gestão. Na oportunidade, o secretário compartilhou as ações que sua pasta tem efetuado em busca de novas parcerias e convênios para o fortalecimento da saúde em Guanambi, para atender assim, a crescente demanda, pois a cidade cresce e se desenvolve a passos largos, lembrou.

A cada reunião mensal, um departamento, coordenação ou setor é escolhido para fazer uma apresentação especifica, neste tocante, o Sr. Edilson Coqueiro, coordenador técnico do SAMU em Guanambi fez uma breve apresentação, relatando sobre toda a sistemática de funcionamento  do serviço e os entraves encontrados na gestão, além das muitas ações efetivadas. Durante toda a reunião, diversos gestores, diretores e coordenadores, de variados departamentos presentes participaram compartilhando suas ações.

O Sr. Ernivaldo Viana, expôs as inúmeras ações do departamento de vigilância epidemiológica, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para um importante fórum de debate a ser realizado no próximo dia 17/07 na Câmara de Vereadores de Guanambi, sobre as novas técnicas e estratégias de prevenção e combate a dengue, que reunirá diversos prefeitos e secretários da região. Fechando a reunião, o secretário municipal Manoel Paulo, externou sobre o andamento da remapeamento da estrutura de saúde em Guanambi, devido os novos empreendimentos habitacionais feitos na cidade, como por exemplo, os residenciais Monte Azul, Aroeira e Maçaranduba, inaugurados recentemente, tendo a secretaria que atender a estas novas demandas. Falou ainda das reformas e ampliações de algumas estruturas, o andamento para  o inicio das obras do Caps AD e soluções que a pasta encontrou para diversas demandas ao longo do mês de maio. Ao final, o secretário agradeceu mais uma vez pela presença de todos. Presentes, vários diretores e coordenadores e representantes de toda a estrutura de saúde municipal, tais como: Ouvidoria, POLIMEG, LACEN, CAPS, Departamento de Atenção Básica, Divisão de Compras, Vigilância Sanitária, Departamento Recursos Humanos, CTA, Central de Regulação, Departamento de Finanças, Departamento de Manutenção, Departamento de Vigilância Epidemiológica, Coordenação Saúde Bucal, Dra. Marcela Magalhães (Advogada da secretaria), entre outros.

Autor: Ascom/PMG