Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
SECRETARIA DE AGRICULTURA DISPONIBILIZA BOLETOS DO GARANTIA-SAFRA 2015/2016. PAGAMENTO FOI PRORROGADO
04/11/2015

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Agricultura já está disponibilizando, desde terça-feira 03/11 os boletos bancários referentes ao Garantia-Safra 2015/2016, que busca atender as famílias que sofrem com as perdas da produção agrícola devido à seca. O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em Guanambi, quase 2 mil agricultores foram homologados no Programa, que conta com subsídio do Governo Federal e da Prefeitura de Guanambi.

Os boletos podem ser retirados das 7 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura, localizada ao lado do escritório da Codevasf, nos fundos do Memorial Casa de Dona Dedé. O pagamento do boleto, no valor de R$8,50 deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário e “foi prorrogado até  o final deste mês”.

O Secretário Municipal de Agricultura, Luzinaldo Correia Costa ressalta a atenção da administração municipal, na pessoa do prefeito Charles Fernandes, com o programa, “com orientação do prefeito estamos sempre à disposição do homem do campo para colaborar no que for necessário, mesmo antes do governo do Estado e Federal acertarem as questões sobre o programa, nós já tínhamos feito a nossa parte e dado a contrapartida”, salienta.

Segundo Luzinaldo, os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra devem procurar a secretaria o quanto antes para retirar o boleto e realizar o pagamento da taxa de contrapartida do produtor, para que possa receber o seguro, em caso de perda da produção. “A secretaria está disponível para tirar qualquer dúvida que venha a ocorrer. Os beneficiários que não quitarem o boleto não terão direito ao benefício. É importante que todos tenham consciência desse direito a qual está assegurado”, reiterou o secretário.

A Secretaria de Agricultura organizou uma logística para melhor atender o produtor rural, para realizar a entrega itinerante dos boletos em diversas comunidades rurais que estão mais distantes da sede do município, conforme tabela em anexo. Outras comunidades também podem marcar com a equipe da Secretaria, basta realizar contato telefônico através do número (77) 3451-8705.

Após o pagamento, o beneficiário receberá, no próximo ano, em caso de perda da produção, o valor de R$ 850,00 dividido em cinco parcelas de R$ 170, que são relativos à safra 2015/2016.

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício.