Saúde
SAÚDE | - Prefeitura de Guanambi inaugura unidade de saúde no Bairro Santo Antônio
08/09/2014

No final da tarde desta sexta-feira (05), seguindo uma rotina de inaugurações em diversos setores da administração municipal, um concorrido ato popular marcou a entrega de mais um instrumento público para a população, o prefeito Charles Fernandes, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo Fraga Rodrigues e equipe de governo, entregou para a comunidade do Bairro Santo Antônio, Santa Catarina e adjacências, a Unidade de Saúde/ESF - Estratégia de Saúde da Família Jônata Malheiros Araújo (Dom). A unidade de saúde é dotada de instalações amplas, modernas e totalmente adequada para disponibilizar e atender a população em diversos serviços públicos de saúde.

Fizeram o uso da palavra, o Diretor da 30ª Dires, Dr. Edson Luís Lélis Costa (Luia), os Vereadores Adão Oliveira, Vanilson Flores (Dr. Som), Secretário Municipal de Governo Walguimar Cotrim e o Secretário Municipal de Planejamento Jairo Magalhães, frisando nos seus pronunciamentos a importância da obra, destacando os diversos avanços da administração municipal através da união em prol de inúmeras melhorias para a comunidade. O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio, Sr. Miro Sandoval expressou o seu contentamento com a inauguração da unidade de saúde, agradecendo ao prefeito Charles Fernandes e equipe em nome da comunidade.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Charles Fernandes destacou a importância de se investir na saúde da população, mencionando diversas obras que estão sendo executadas e planejadas em diversos setores, dando ênfase na melhoria de vida das famílias, com a ampliação estrutural do atendimento da rede de saúde municipal em diversos bairros e distritos de Guanambi, “a cidade e os bairros crescem a passos largos, fique tranquilos, pois a nossa equipe de governo está empenhada, por isso, estamos planejando reformas, ampliações e inaugurações de novas unidades de saúde nas diversas regiões da cidade”, frisou. O Prefeito ainda agradeceu os familiares do saudoso jovem médico que empresta o nome para a unidade, “sou grato aos familiares, na pessoa dos seus pais aqui presentes, pela concordância em nominar esta unidade, deste jovem que nos deixou precocemente, mesmo assim, deixou um legado de compromisso e amor pela profissão”.

O Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo, destacou a importância da inauguração da nova ESF, e agradeceu o apoio de todos os servidores da secretaria pelo empenho e compromisso, “estamos readequando a nossa rede de atendimento, nos próximos meses esperamos inaugurar outras unidades de saúde que estão passando por obras de ampliação e outras novas unidades já estão em processo de licitação, e em breve serão iniciadas, tudo isso, para melhor atender os novos bairros e ampliar a nossa estrutura, estamos antenados com o crescimento de Guanambi, e temos no prefeito Charles Fernandes, a necessária vanguarda administrativa, trabalhando em sintonia pelo bem comum, para oferecer o melhor  atendimento para a nossa população”, frisou o secretário em entrevista aos repórteres que cobriam o evento.

Prefeito anuncia mais uma obra, atendendo a antiga revindicação dos moradores

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Charles Fernandes atendeu a uma antiga reivindicação da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio e bairros circunvizinhos, anunciando a urbanização do canteiro central da Avenida Deolinda Martins, que será um espaço moderno para a prática esportiva e convívio social, “ainda este ano, nós haveremos de iniciar uma grande urbanização do canteiro central da Av. Deolinda Martins, este que será um espaço de convívio público dos mais modernos de Guanambi, semelhante ao da Avenida Beneval Boa Sorte”, reiterou.

O ato de inauguração contou com a presença de vários familiares do homenageado que empresta o seu nome para nova unidade de saúde. Acompanhado pelo Sr. Milton, pai de Jônata, o jovem Thiago Malheiros falou em nome da família, “agradeço em nome de nossa família pela justa e honrosa homenagem para este querido jovem que, por onde passou, deixou o seu sorriso e a sua alegria, e principalmente, salvou muitas vidas, tenho certeza que onde ele estiver, está muito feliz”, disse emocionado, sendo calorosamente aplaudido.

A população local ficou muito grata com a chegada da ESF em seu bairro. A moradora Julia Santana, residente no Bairro Santa Catarina comemorou a inauguração da ESF, declarou: “A Saúde está mais perto de nós agora, a comunidade está contente e agradece a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde por esta inauguração”, a Sra. Maria Rute Rocha, que mora no Bairro Santo Antonio, frisou o compromisso cumprido: “O Prefeito tinha feito um compromisso conosco através da associação de moradores, estamos muito felizes, pois vai facilitar muito a nossa vida, as famílias do nosso bairro agradecem”.

A inauguração contou com a presença de vários secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, funcionários da ESF, coordenadores de vários departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, representantes de órgãos e entidades, e o amplo comparecimento da população dos bairros que serão atendidos pela unidade.

Autor: Ascom/PMG