Secretaria de Indústria e Comércio
Prefeitura de Guanambi e SENAI/SESI articulam Centro Regional de Capacitação Profissional para a cidade.
26/09/2014

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Na tarde desta quarta-feira, o prefeito Charles Fernandes, acompanhado pelo Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Fabrício Lopes finalizaram as tratativas documentais relacionadas à construção do Centro Regional de Formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Guanambi. Com a nova estrutura, com obras previstas para início no primeiro semestre do próximo ano, o SENAI deve ampliar em 5 vezes o atendimento na cidade. Os aportes em regiões com demanda crescente por profissionais e perspectivas muito positivas de desenvolvimento, fazem parte do Projeto de Interiorização da Qualificação Profissional do SENAI, que visa à ampliação do número de alunos e o atendimento mais célere das demandas existentes no mercado. Outra novidade em ter este centro regional de formação, é a articulação entre o SENAI e o Serviço Social da Indústria (SESI) que atuarão de forma integrada no espaço que será construído, cujo projeto atenderá ao padrão do SENAI nacional.

O SENAI já funciona provisoriamente em Guanambi desde o segundo semestre de 2010, onde a Prefeitura Municipal adequou um espaço para a realização de cursos de capacitação, em um investimento de quase R$ 300 mil reais em parceria firmada entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comercio, o SENAI e a Bahia Mineração.

Localizado na Avenida Governador Nilo Coelho, o espaço conhecido como Centro de Formação Profissional, oferece uma estrutura com cinco salas de aula e conta com moderno laboratório de informática, salas climatizadas e espaço externo amplo e salas com estruturas voltadas para ministrar cursos de eletromecânica, manutenção em informática, operador de máquinas, operador de máquinas pesadas, carpintaria, marcenaria, auxiliar de topografia, auxiliar de mecânica industrial e mecânica industrial, beneficiando centenas de jovens e cidadãos com cursos de qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho.

Um novo ciclo na qualificação profissional em Guanambi e região.

O prefeito Charles Fernandes afirmou que a Prefeitura Municipal fará o que estiver ao alcance para contribuir com a instalação da sede regional do SENAI na cidade, pois reconhece a importância de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, dando-lhes oportunidade de crescimento. “Já enviamos o projeto de Lei 869 de 16/09 para a Câmara de Vereadores na última semana, que já aprovou a doação de um amplo espaço de 4.5 mil m², no Bairro Deusdará, para a construção de uma grande estrutura, o que possibilitará a ampliação do atendimento em nossa cidade, tornando Guanambi em um centro regional de capacitação profissional, entraremos em um novo ciclo na qualificação profissional de excelência”, frisou. O Prefeito ainda lembrou que este grande sonho iniciou-se meses atrás durante audiência em seu gabinete com o Gerente da Região Sudoeste do SENAI, Sr. Luciano Lacerda, “junto com o secretário Fabrício Lopes, começamos os contatos para a viabilização desta grande obra para Guanambi e região”, salientou.

Com a viabilização da sede regional do SENAI e do SESI para Guanambi, a cidade contará com uma grande estrutura que abarcará a possibilidade de mais cursos em diversas áreas, perfazendo um investimento de mais de 4 milhões de reais em nossa cidade.

“É importante salientar que a Secretaria de Indústria e Comercio está dando todo o suporte necessário para a viabilização deste grande centro de formação e capacitação profissional em nossa cidade, fomos a primeira cidade do interior da Bahia a resolver todos os trâmites burocráticos e legais para a viabilização deste empreendimento, a Prefeitura ainda irá dotar a área com toda estrutura viária e suporte de infraestrutura e outras demandas e contrapartidas públicas necessárias, para que possa atender aos requisitos necessários do centro”, frisou o Secretário Municipal de Indústria e Comercio, Fabrício Lopes.

Autor: Ascom