Prefeitura de Guanambi adere a programa cultural do Estado
23/02/2017

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, ao lado da Secretária de Educação e Cultura Maristela Cavalcanti, assinou nesta quarta-feira, 22, Termo de Adesão do município ao programa Municípios Culturais, executado pela Secretaria Estadual de Cultura.

O ato foi assinado pelo representante da secretaria no território do Sertão Produtivo, Jardiel Alarcon, que parabenizou o prefeito pela iniciativa que irá viabilizar recursos na área para incentivo às produções culturais. Presentes, o Secretário de Infraestrutura, Márcio Luiz e a Assessora Jurídica Drª Adriana Marques.

O programa Municípios Culturais é uma ação continuada de articulação, mobilização, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas de cultura dos municípios baianos. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e suas entidade vinculadas, tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento cultural dos municípios, fortalecendo a sua gestão através dos sistemas municipais de cultura, em alinhamento institucional com o Sistema Estadual de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.

A Bahia é um dos maiores estados do Brasil. Com 417 municípios, é organizado administrativamente, desde 2007, em 27 territórios de identidade. Desde este mesmo ano, a SecultBA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), desenvolve ações que visam à descentralização das políticas públicas estaduais de cultura, com atenção aos territórios e municípios em suas particularidades, e também ao fortalecimento da institucionalidade cultural, incentivando a organização do campo e buscando qualificar a gestão de cultura no âmbito municipal, de modo a conceber um sistema de atuação pública mais efetivo e eficiente.