NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE GUANAMBI FORAM ELEITOS NESTE DOMINGO 04/10
04/10/2015

Foi finalizada neste domingo (04) a eleição para os novos conselheiros tutelares de Guanambi. Os conselheiros eleitos irão tomar posse em 10 de janeiro de 2016. A eleição foi realizada pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com todo apoio e suporte da Prefeitura de Guanambi e Secretaria Municipal de Assistência Social.

A votação ocorreu das 08 às 17 horas, com locais de votação no Colégio Municipal José Neves Teixeira, no bairro Aeroporto Velho, e no Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo, localizado no Bairro Brasília. Em cada escola havia 5 cabines, totalizando 10 locais de votação. Este ano houve grande participação popular na eleição, batendo os números de votantes dos anos anteriores. Ao todo, 16 (dezesseis) nomes foram colocados para apreciação da comunidade. Foi a primeira vez que a votação ocorreu em data unificada em todo o país.

Os promotores de Justiça da Infância e Juventude de Guanambi, Dr. Leandro Mansine Meira Cardoso e Dra. Daniele Chagas Rodrigues Bruno, juntamente com os membros do CMDCA e de Maria Silvia (Lilia), Secretária de Assistência Social acompanharam toda a votação e apuração dos votos.

Ficou assim o resultado final da eleição:

1º - Geisiane Costa Roque – 927 votos

2º - Juliana Ribeiro da Silva – 733 votos

3º - Willian dos Santos Marques – 675 votos

4º - Maria da Glória Carvalho Cintra – 474 votos

5º - Sandra Ferreira Pereira Ribeiro – 445 votos

SUPLENTES:

1ª Suplente: Márcia Régia Moezinho – 389 votos

2ª Suplente: Ediene Valéria Dourado G. Pereira – 376 votos

3ª Suplente: Jane Lima Soares – 371 votos

4º Suplente: Matildes Maria de Matos – 353 votos

5ª Suplente: Ariadina Ladeia Barros Batista – 334 votos

TOTAL DE VOTOS: 4062

Votos nulos: 14

Votos válidos: 4039

Votos em branco: 09

CONSELHOS TUTELARES:

Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. Atualmente, o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares, que tem a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. No total, 99,89% dos municípios possuem, pelo menos, uma unidade em funcionamento.

De acordo com a Lei nº 12.696/2012, o mandato dos membros do. Conselho Tutelar foi ampliado de 03 (três) para 04 (quatro) anos, e estes passaram a ter direito de receber, além da remuneração a ser definida pelo município, licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do salário e gratificação natalina.