Saúde
Sesab e Secretaria Municipal de Saúde iniciam mutirão para rastreamento do câncer de mama.
08/05/2017

Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (08), o Mutirão do Rastreamento do Câncer de Mama em Guanambi. Toda estrutura foi montada na Praça do Feijão, de frente a Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Jairo Magalhães, ao lado do secretário André Moitinho deu as boas vindas à equipe da Sesab e a todos os técnicos, agentes comunitários e demais envolvidos nesta parceria firmada entre a prefeitura, Secretaria de Saúde e o Governo do Estado.

Até o dia 24/05, com funcionamento das 8h às 17h, o mutirão tem a perspectiva de atender 2.100 mulheres de 50 a 69 anos de idade. A ação itinerante faz parte do “Programa Saúde sem Fronteiras”, cujo objetivo é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para André Moitinho, a parceria com a Sesab é fundamental para que a cidade reforce o trabalho de prevenção. “Toda a nossa equipe trabalhou arduamente para que tudo estivesse pronto para atender com conforto e celeridade a todas que aqui comparecer, e tudo está ocorrendo com a maior tranquilidade”, destacou.

No seu pronunciamento Jairo agradeceu o trabalho de toda equipe e aos colaboradores da Sesab pelo empenho na realização desta grande ação preventiva. “Continuaremos empenhados em firmar parcerias com o Governo do Estado, para cada vez mais levar prevenção e saúde de qualidade para a nossa gente”, frisou.

As mulheres de 50 a 69 anos de idade anos que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o agente comunitário de sua rua, para agendar o procedimento, que é totalmente gratuito. Presentes, o vereador Homero Castro e o Secretário de Governo Edilmar Ladeia (Nenzinho).