Educação
Secretária participa de aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
26/04/2017

A Secretária de Educação de Guanambi, professora Maristela Teixeira Cavalcanti, participou na manhã desta quarta-feira (26), ao lado de educadores e representantes da Polícia Militar, da aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Escola Municipal Professor Celito Brito, localizado no Residencial das Árvores, no bairro Novo Horizonte.

O reinício do programa na cidade se deu através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Guanambi, através da pasta de educação e o Comando do 17º Batalhão da Polícia Militar, na pessoa do Tenente  Coronel Marcelo Queiroz. Ao todo, durante o ano, mais de mil alunos serão beneficiados, em 12 escolas da rede municipal de ensino da zona urbana e distritos.

A aula contou com a presença de professores, coordenadores e direção da unidade, na pessoa da professora Ildete Costa e foi ministrada pelas instrutoras da Polícia Militar, as policiais Neide e Lieci. No primeiro contato com o programa, os alunos tiveram as primeiras impressões de como funciona o Proerd, recebendo instruções, além de agenda e cartilha, em linguagem adequada para as crianças, para melhor compreensão.

De caráter social preventivo, o PROERD consiste num reforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, família e comunidade, a fim de prevenir o uso de álcool, drogas e a violência, aos alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem a necessidade de desenvolver as suas potencialidades e o exercício de sua cidadania.

Para a secretária de educação, o programa é fundamental para promover a prevenção de drogas para crianças e adolescentes, graças a capacidade da PM em realizar a ação conjunta com a escola e comunidade. “O prefeito Jairo Magalhães determinou todo apoio necessário para que esta parceria com a Polícia Militar seja fortalecida, beneficiando as nossas crianças e jovens”, salientou.

Representando o comando da PM, a Capitã Leila salientou a importância da parceria com a gestão municipal e destacou a competência e a dedicação dos instrutores Proerd, que são policiais voluntários, selecionados através de rigorosos critérios.