Outubro Rosa: Prefeitura de Guanambi promove palestra sobre prevenção do câncer de mama para servidoras
08/10/2021

A manhã desta sexta-feira (08) foi marcada por um encontro das servidoras municipais, que vestidas em roupas rosas, se reuniram em um bate-papo sobre a campanha Outubro Rosa. A ação apoiada pelo prefeito Nilo Coelho, contou com a participação de todas as servidoras das secretarias de Governo, Planejamento, Administração, além de representantes de outros setores e secretarias. Participaram ainda a vereadora Miria Paes; a secretária de educação, Lajucy Donato; secretária de assistência social, Rúbia Maria; e secretária da fazenda, Maria Digna.

As mulheres presentes assistiram palestra sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero, com a enfermeira Adriana Pina, pós-graduada em saúde pública, saúde do trabalhador e oncologia. Para fechar, houve um farto café da manhã para todas, com lembrancinhas e sorteios de diversos brindes.

Outubro Rosa

Neste mês de campanha de prevenção ao Câncer de Mama, a Prefeitura de Guanambi acende à população o alerta quanto a importância do autoexame, capaz de detectar precocemente o câncer de mama.

Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.

A realização do autoexame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. Ele é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

Autor: Assessoria de Comunicação