Cultura
Livro contando a história do Centro e Residência Estudantil de Guanambi será lançado nesta sexta (27), na Câmara de Vereadores
24/12/2019

Finalizando o ano do Centenário de Guanambi, mais uma importante obra de resgate histórico e cultural será lançada na cidade. Cumprindo o Edital de Apoio a Projetos Artísticos e Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal Nº 27/2019 – Edital 02/2019, será lançado nesta sexta-feira (27), às 19:30 horas, no auditório da Câmara de Vereadores, o livro: “Os Meninos do CEG – As Lutas e Conquistas de uma Geração”, de José Roberto Teixeira e José Carlos Lélis Costa. Neste ano, o Centro Estudantil de Guanambi (CEG) comemorou 44 anos de fundação e a Residência Estudantil (REG) 43 anos.

Segundo os autores, o livro conta as lutas do CEG, criado em 1975 no período de ditadura militar, na proposta de organizar os estudantes da cidade em prol de melhorias na qualidade do ensino. A principal bandeira do movimento era a criação da Residência Estudantil de Guanambi (REG), realizado um ano depois, em 1976.

O projeto do livro venceu na categoria D do Edital, e terá as custas de edição e impressão financiados pela Prefeitura de Guanambi. O Edital público foi publicado em julho e teve a finalidade de financiar projetos artísticos e culturais no município em variadas modalidades. No geral, 22 projetos foram selecionados em quatro categorias distintas.

Para Paulo Costa, Secretário da pasta de Cultura, o Edital foi amplo, diversificado e contemplou inúmeras manifestações culturais da cidade, fortalecendo e resgatando importantes temas da identidade do povo guanambiense. “Graças ao apoio do nosso gestor Jairo Magalhães, as novas gerações terão conhecimento de um importante período de nossa história”, finaliza.