Guanambi sedia encontro de gestores do bolsa família
05/06/2019

Guanambi sediou, na última terça-feira dia (04), mais um encontro da Rede de Gestores do Cadastro Único e Bolsa Família do Sertão Produtivo que são realizados periodicamente nas cidades do território. A Rede de Gestores foi fundada em 2018 sob a tutela da Gestão Estadual com o intuito de fortalecer as ações da administração e o trabalho em rede das cidades que a integram, visando assim uniformizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa.

No cronograma, o Gestor Jackson Nascimento apresentou dados municipais referentes ao programa, bem como a forma com que Guanambi e a gestão do CADÚNICO vêm trabalhando, refletindo esses esforços em dados e números registrados pelo Governo Federal. Em seguida, foi realizada palestra com o Técnico de Caetité, Ângelo, falando sobre o SUAS, seus avanços e desafios.

O evento foi finalizado com uma exposição de dados territoriais feita por Paulo, Gestor do CAÚNICO e Bolsa Família de Caetité, e discussão e sugestão de ideias para otimização de recursos federais.

Jackson avaliou que “o encontro foi extremamente positivo e esclarecedor, fortalecendo a rede e abrindo novas possibilidades para o aprimoramento da Gestão do Bolsa Família Cadastro Único nos municípios, deixando o trabalho desenvolvido mais uniformizado, mas respeitando as nuances e diferenças entre os municípios”.

Para o Secretário de Assistência Social, Francisco Donato, “foi uma oportunidade de se debater diretrizes e ressaltar a importância do Bolsa Família para a geração de renda para famílias carentes, e a gestão do Prefeito Jairo Magalhães tem impulsionado o apoio necessário para o sucesso do programa em nosso município”.

O encontro contou com a presença além dos gestores do território, das equipes do CRAS, CREAS, ACESSUAS Trabalho e de técnicos do CADÚNICO do município.

Guanambi conta com 20.298 famílias inseridas no Cadastro Único e 11.298 beneficiárias do Bolsa Família, 30,33% aproximadamente. No mês de abril, o programa distribuiu R$ 2.066.569,00, uma média de R$ 182,91 por família.