Secretaria de Assistência Social
Guanambi sedia 1º Seminário Territorial do Programa BPC na Escola
28/11/2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Grupo Gestor do Programa BPC na Escola realizou nos dias 21, 22 e 23 de novembro no CETEP, o I Seminário Territorial do Programa BPC na Escola, ministrado pela palestrante e coordenadora da Proteção Social do Estado da Bahia, Rosimeire Teixeira.

Falando aos presentes na abertura do evento, o prefeito Jairo Magalhães reafirmou o seu compromisso com as politicas públicas sociais e parabenizou a todos pela realização do seminário.

O programa é uma ação interministerial que envolve os ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em parceria com Municípios, Estado e Distrito Federal, e tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC (Benefício da Prestação Continuada) até 18 anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

Segundo a Assistente Social e Coordenadora do grupo gestor do programa BPC na escola no município de Guanambi, Rose Gomes, “o programa tem como objetivo garantir o acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, entre 0 e 18 anos, que recebem o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social”.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Matina, Caetité, Malhada, Carinhanha, Candiba, Urandi, Ibiassucê, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Palma de Monte Alto e Iuiú, o Secretário Municipal de Assistência Social, Francisco Donato, a Secretária de Educação Maristela Cavalcante, o Vereador Zaqueu e Cláudia, representando os usuários do Programa. A participação do grupo Curumim, formado por crianças frequentadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no núcleo do Sol Nascente abrilhantou o evento.