Grande público prestigia lançamento de livros de educadores guanambienses.
06/11/2013

A área de eventos do Memorial Casa de Dona Dedé, recebeu grande público na noite desta segunda-feira, 04/11, que prestigiaram o lançamento de dois livros, que trazem como autores, os professores Josias Benevides da Silva e Marinalva Nunes Fernandes. O evento foi prestigiado por alunos, acadêmicos, educadores, representantes de vários órgãos educacionais e administrativos de todas as esferas públicas e particulares, do vereador José Carlos Lélis Costa, além de escritores, poetas e a cobertura de diversos setores da imprensa regional.
No início do evento, com cerimonial feito pela servidora municipal Vanusa, e sob a coordenação da professora Lete Diedrichs , o “Coral Divano” entoou duas belas canções, juntamente com o grupo de dança, ambos compostos por alunos da Escola Municipal José Neves Teixeira. As alunas Augusta e Thaís, do CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional de Guanambi, também homenageou os escritores cantando a canção “Como vai você” de Roberto Carlos.
 A Secretária Municipal de Educação, professora Maristela Cavalcante, prestigiou o lançamento e através da Secretaria, deu todo o apoio necessário para a realização do evento. “Fazer o lançamento de duas obras tão relevantes na mesma data é de grande riqueza de conhecimento para o ensino superior, por demonstrar o potencial dos profissionais que atuam na docência, os quais através desta iniciativa fornecem novas ferramentas para que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, possam buscar mais conhecimentos através da pesquisa”, frisou a Secretária Municipal.
 Os Escritores receberam o carinho dos presentes em forma de calorosos aplausos, após a exposição oral de uma síntese feita pelos mesmos sobre suas obras. Logo após, os escritores autografaram os livros e receberam os cumprimentos dos presentes. O cerimonial foi encerrado, logo após o declame de trecho do poema “O Livro e a América” de Castro Alves, feita pelo jovem poeta João Roberto Rocha Teixeira. Para finalizar a noite, os presentes confraternizaram, ao som da dupla Ted &Robson, que animou o restante da noite.
Sobre os livros e seus autores:
Educação e Trabalho: Interfaces entre o Ensino Técnico Agropecuário e Desenvolvimento Sociopolítico Regional”
Este é o primeiro livro da Professora Marinalva Nunes Fernandes, que é Doutoranda pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiânia, e tem uma vasta contribuição em diversos segmentos da educação, já foi coordenadora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, é docente da Rede Pública Municipal, líder sindical e tem contribuições em vários segmentos sociais. A referida Professora tem diversas contribuições em outras publicações, foi, por exemplo, uma das organizadoras do livro: "Diocese de Caetité - 100 anos de fé e missão nas terras sagradas do Sertão - Bahia", lançado pela Eduneb, (Editora do Estado da Bahia).
Na sua obra, intitulada: “Educação e Trabalho: Interfaces entre o Ensino Técnico Agropecuário e o Desenvolvimento Sociopolítico Regional”, a educadora faz uma abordagem sociológica, econômica, fala um pouco da história do ensino técnico regional, em abordagens com temáticas multidisciplinares, com uma rica mensuração histórica e contemporânea das questões levantadas em sua obra. Em sua fala, a Professora agradeceu a presença de todos, do suporte de sua família, do apoio que recebeu do SISPUMUR, do incentivo da PUC, da Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, da Editora Kelps e de todos, que de alguma forma, contribuíram para que pudesse fazer o lançamento em Guanambi. “Eu não poderia deixar de fazer o lançamento na minha terra, perto dos que também ajudaram a executar este projeto”, frisou a professora Marinalva, visivelmente emocionada.
O Livro também será lançado, dia 11/11 na PUC – Goiânia e dia 28/11 na UNEB - Caetité.
“O Elo da Gestão Democrática”
Este é o quinto livro do Mestre Josias Benevides da Silva, Docente da UNEB – Campus XII, Membro da Academia Guanambiense de Letras, escritor de diversas obras, tendo a temática educacional como centro de suas abordagens, como por exemplo, o livro "Gestão Democrática na rede municipal de ensino", lançado em 1997 no Centro Cultural de Guanambi. Tem diversas publicações em revistas cientificas, como por exemplo, o Artigo: “Um olhar histórico sobre a gestão escolar”, publicado na Revista da UNESP – Universidade Estadual Paulista. No seu livro, o “O Elo da Gestão Democrática”, Professor Josias, como é conhecido no meio educacional, faz uma análise sobre a gestão educacional, sob uma visão autonômica e democrática. “Diante de minhas observações e análises, como na vivência em sala de aula e no meio acadêmico, além do contato diário com o alunado e colegas, pude formar um vasto material, elaborado ao longo destes anos. Cada livro lançado é como um filho, cada um tem uma história que diferencia do outro, este quinto livro é uma grande maturação do saber”, frisou o Mestre Josias, em sua fala. O Catedrático agradeceu o apoio da UNEB – Campus XII, da Editora Eduneb, e da Secretaria Municipal de Educação de Guanambi. O Livro também será lançado no dia 09/11, na Bienal do Livro, no Centro de Convenções de Salvador e também no dia 02/12 no Auditório do Campus XVII da UNEB em Bom Jesus da Lapa. Além destes lançamentos, o escritor tem convites de outras faculdades públicas e particulares da Bahia para apresentar a sua obra.

Autor: Ascom/PMG