Secretaria de Cultura
Fé e tradição marcam abertura da Trezena de Santo Antônio em Guanambi
02/06/2015

Eram cinco horas da manhã desta segunda-feira de 01 de junho, os primeiros raios de sol despontava na Praça Getúlio Vargas, a cidade de Guanambi é despertada com o repicar dos sinos da matriz, era o anúncio da Celebração Eucarística, realizada pelo pároco Padre Alex,  abrindo assim, a Trezena de Santo Antônio, santo que dá o nome a paróquia e a igreja matriz.

Seguindo a programação, às 19h houve o levantamento do mastro, cuidadosamente ornamentado pela comunidade escolar do Colégio Estadual Idalice Nunes, adentrando à Casa Santa, os fiéis participaram da celebração da Trezena de Santo Antônio, missa presidida pelo Pe. Paulo Henrique.

Após a renovação da fé e a benção do santo protetor, os fiéis puderam se divertir e desfrutar da estrutura armada com todo o carinho pelos voluntários. Barracas com comidas típicas, shows com valores da terra, leilões e o mais variado cardápio do mês junino era oferecido  no melhor padrão de atendimento, tudo realizado com muito amor e estima pela comunidade católica, com arrecadação sendo totalmente revertida para os diversos projetos sociais que a igreja desenvolve na cidade, como o “Tempero Verde, Recivida, Casa de Acolhida Madre Ippolita", etc.

Todo ano, o evento é marcado pela fraternidade, onde as famílias e amigos se encontram, festejam com alegria, em um momento marcado pela paz e harmonia entre os mais diversos segmentos da sociedade, tudo, de forma igualitária e serena, pelo publico que lota a praça todas as noites.

Uma manifestação de fé da comunidade católica de Guanambi, evento marcante, que ocorre desde os primórdios de sua fundação, fortalecendo a tríade quase que centenária, de tradição, historia e fé.

Presente no evento, o prefeito Charles Fernandes, acompanhado pela primeira-dama Jaylma Fernandes e pelo vereador Fausto Azevedo e demais edis, participaram com alegria do evento. As celebrações ocorrem até o dia 13 de junho, onde haverá o encerramento, comemorando o dia de Santo Antônio, com grande show com o Padre Fábio de Melo, na Praça do Feijão.

Fé, tradição e história de um povo

Santo Antônio é conhecido como o “Santo Casamenteiro”, símbolo de trabalho e humildade. Dezenas de cidades baianas celebram grandes festejos dedicados ao teu santo padroeiro, e em Guanambi, esta simbologia é bem maior, estando a fé no santo interligada à formação da cidade, quando um dos seus fervorosos devotos doou parte da terra, com mil metros em quadra, para ser edificada a igreja, a cidade foi crescendo ao seu redor e a prosperidade dos vários ciclos da sua historia, tinham como testemunha a matriz edificada ao seu centro.