Secretaria de Cultura
Cortejo afro encerra em grande estilo as comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra em Guanambi
21/11/2018

Uma mistura de cultura, religiosidade, diversidade de valores, uma celebração à liberdade e contra o preconceito. Esta é a definição mais apropriada para a semana da Consciência Negra realizada em Guanambi, de 16 a 20, sob a programação do Grupo Afromalêko  em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O evento foi aberto na sexta-feira à noite na Câmara de Vereadores, com roda de conversa com professores da Uneb e UniFG e representantes do movimento negro, seguido de roda de capoeira, na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), com o grupo Ginga Brasil, coordenado pelo professor Ravi.

Nos dias 18 e 19, Exposição de Artesanato, Samba de Roda, oficina de fabricação de instrumento.Encerrando com brilho no dia 20, o movimento realizou um grande cortejo mostrando todo potencial da cultura negra no município, coroando com apresentação na Praça Henrique Pereira, com mobilização de grande público.

Para o Secretário de Cultura, Paulo Costa, “o evento cumpriu, com mérito, o seu objetivo de resgatar a memória de Zumbi dos Palmares, a nível do município, coroa um trabalho realizado há alguns anos para resgatar a cultura e a presença negra que é expressiva também no contexto socioeconômico e cultural entre nós”.

Para o Professor Elias, “o evento, em todos os aspectos, com participação expressiva da comunidade de instituições educacionais, com apoio da Prefeitura, pela Secretaria de Cultura, deixando consolidada a força da cultura negra em nosso contexto”.

O Prefeito Jairo Magalhães, saudou o evento onde marcou presença e destacou a iniciativa. No encerramento do ato, Paulo Costa frisou que “Guanambi se soma à sociedade baiana e à sociedade brasileira para comemorar esta data como das mais importantes do calendário”.