CONSELHO DE EDUCAÇÃO DISCUTE AGENDA DE TRABALHO PARA 2014
07/03/2014

No dia 25 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação (CME) de Guanambi-BA, Órgão colegiado representativo e autônomo do  Sistema Municipal de Ensino, tem como função o  desenvolvimento de ações normativas dentre elas  a autorização e credenciamento de instituições escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. Além dessa tarefa, atua no desenvolvimento de ações de avaliação, proposição e interlocução no acompanhamento das políticas públicas da gestão educacional, em defesa de uma educação de qualidade para todos.

A sessão teve como um dos objetivos avaliar as ações desenvolvidas em 2013 e  apontou os desafios que este órgão precisa perseguir em 2014, a saber: o concurso para professores e servidores da educação, a construção da biblioteca pública municipal,  acompanhamento do Plano Municipal de Educação, visitas às escolas municipais para fins de avaliação da qualidade, observando aspectos pedagógico e  infraestrutura, bem  como, avançar nos serviços de novas autorizações de funcionamento de instituições de Educação Infantil e  Ensino Fundamental das redes pública e privada vinculadas ao Sistema de Ensino. A retomada do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais (GEPE/CME) é outra meta para iniciar no mês de abril.

Outro ponto, com o objetivo de subsidiar e fortalecer o funcionamento dos conselhos, Órgãos normativos do sistema de ensino, foi a discussão em torno da realização  do II Seminário de Educação Infantil   a realizar-se  nos dias 27 e 28 de março,  com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Foi destacado que este seminário visa discutir as reformas educacionais, práticas e desafios dessa etapa de ensino, bem como, promover a formação dos Conselheiros de Educação, através de trabalhos de oficinas. Com relação ao público alvo, apontou-se que espera contar com a participação de professores, coordenadores, diretores das redes municipais e privadas, estudantes e comunidade. Além destes, serão convidados Presidentes e Conselheiros de Educação representantes dos munícipes que compõem o Território 13 (Sertão Produtivo), para discutir questões ligadas a atuação dos Conselheiros de Educação.

Esta foi a primeira reunião pós eleição realizada em dezembro do ano anterior, onde os membros por meio de votação direta e secreta reafirmaram a permanência do professor José Alves no cargo de Presidente, e da  Conselheira Adriana Malheiros Castro no cargo de  Vice-Presidente  para um mandato de 02 (dosi) anos.

A reunião aconteceu na sala do Conselho de Educação situada a Praça Henrique Pereira Donato, 90 e contou com as presenças do Presidente Prof. José Aparecido Alves Pereira, representante dos Docentes do Ensino Superior-Campus XII-UNEB e dos Conselheiros: Tatyanne Gomes Marques (suplente dos Docentes do Ensino Superior-Campus XII-UNEB); Vandearley dos Santos Borges e Leila Lobo de Carvalho (titular e suplente dos Discentes do Ensino Superior – Campus XII-UNEB); Fernanda Ferreira Fernandes (Suplente da Secretaria Municipal de Educação); Maria Anita de C. M. Ribeiro (titular da DIREC – 30); Edineide Maria de Souza Santos e Luciana Meira Cotrim Castro (titular e suplente dos Diretores das Escolas Municipais); Edésia Aparecida Lisboa de Araujo (titular das Escolas Particulares de Guanambi); Marly Eva Pereira Bernardo Lima (suplente de Professor Municipal indicado pelo SISPUMUR); Vanilda Nogueira de Carvalho Paudarco e Patrícia Fernandes Oliveira (titular e suplente das Unidades Executoras das Escolas da Rede Municipal de Ensino). Como Órgão representativo da comunidade têm incubências definidas juridicamente para atuação juntamente com o Sistema Municipal de Ensino.

Autor: Ascom/PMG