Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • E-mail

    assessoriapmg@hotmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre febre Chikungunya e Ebola para profissionais de saúde
05/11/2014

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, por meio dos Departamentos de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica promoveram durante toda a manhã desta terça-feira, 04, no auditório da Câmara de Vereadores, uma importante palestra para profissionais das diversas áreas de saúde do município (médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, téc. vigilância epidemiológica, agentes comunitários de saúde, etc) sobre a febre chinkungunyae o Ebola, no tocante a epidemiologia, o controle e as medidas preventivas.

Slides da palestra no final da matéria.

A finalidade da palestra proferida pela enfermeira Dorotéia Teixeira Reis, Coordenadora Regional de Vigilância Epidemiológica da 30ª DIRES, foi com o intuito de esclarecer as dúvidas dos profissionais de saúde quanto às características peculiares de cada doença, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento, além da prevenção destas, “na palestra tivemos a oportunidade de falar também um pouco sobre a origem histórica e compartilhar fotos e dados estatísticos”, salientou a experiente profissional, que rotineiramente participa na Secretaria Estadual de Saúde em Salvador de diversas capacitações sobre as patologias abordadas. 

Presente no evento, o Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues ressaltou que o objetivo da palestra foi passar diversos esclarecimentos sobre a febre chinkungunya, considerando a existência de casos da doença em Feira de Santana, e em algumas cidades da Bahia, e que esta iniciativa atende ao chamamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que orienta os municípiosdivulgar a todos os profissionais de saúde as informações sobre os aspectos clínicos da infecção pelo vírus Chikungunya. “Na palestra foi enfatizado a importância do diagnostico diferencial para Dengue e outras viroses, aproveitamos esta oportunidade de reunir vários profissionais de saúde para também esclarecer sobre o Ebola. Esta ação foi de capacitação e prevenção, os cidadãos de Guanambi podem ficar tranquilos que não há nenhum caso notificado destas duas patologias aqui mencionadas, nem em Guanambi ou em qualquer cidade próxima da região”, salientou o secretário.

Ao final da apresentação, diversos profissionais puderam interagir com a palestrante, dirimindo dúvidas, além de partilhar conhecimentos sobre o tema, tornando o momento de compartilhamento de conhecimento e de alinhamento profissional.

Auxiliando nos trabalhos, Ernivaldo Pereira Viana, Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, destaca a importância do trabalho preventivo contra a doença. Ele explica que a gama diversa de profissionais que foram convidados a participar são de suma importância, “Uma das áreas mais importantes para qualquer governo é a saúde e um dos passos primordiais para se chegar a um bom resultado é a prevenção e a capacitação dos profissionais que trabalham nessa área”, frisou.

Conheça mais sobre a febre chikungunya:

A CHIKUNGUNYA é uma doença causada pelo vírus do gênero ALPHAVIRUS transmitida pelo mosquito do gênero AEDES, sendo o AEDES AEGYPTI ( mosquito transmissor da dengue) e o AEDES AIBOPICTUS os principais meios de transmissão da doença.

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora. Os sintomas costumam a durar de 06 a 10 dias e segundo a Organização Panamericana de Saúde a CHIKUNGUNYA é uma doença rara em comparação com a dengue que tem contaminações mais frequentes.

 

Download dos slides da palestra direcionada aos profissionais de saúde:  

Sobre a febre chikungunya em Salvador: http://migre.me/mFyCx

Sobre a febre chikungunya na Bahia: http://migre.me/mFyIZ

Sobre o vírus Ebola: http://migre.me/mFz3M

 

 

 

 



Autor: Ascom/PMG

Mais Notícias

Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Festividades juninas aquecerão o comércio de Guanambi e movimentará economia 30/04/2024
ANTERIOR

Página 1 de 185   |   1844 Registro(s) encontrado(s)

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito