EDUCAÇÃO | - CREIO REALIZA PROJETO "APRENDER COM AS DIFERENÇAS"
29/08/2014

EDUCAÇÃO | - CREIO REALIZA PROJETO "APRENDER COM AS DIFERENÇAS"
As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO) efetiva a melhoria da qualidade da educação para alunos matriculados e frequentes na escola regular da rede municipal de ensino, que apresentam necessidades educativas especiais.
O CREIO realiza atendimentos clínicos (psicológicos, fonoaudiológicos, psicopedagógicos), o AEE- Atendimento Educacional Especializado/LIBRAS no contra turno da escola, sendo que as famílias dessas crianças são acompanhadas pelo Serviço Social da Instituição. A equipe é composta por 03 psicopedagogas, 02 psicólogas, 01 fonoaudiólogo, 01 assistente social e 01 interprete de Libras.
No decorrer de toda semana passada, dos dias 18 à 22/08 foi desenvolvido mais um projeto, desta feita, intitulado “Aprender com as Diferenças”, em parceria com as estagiárias do Curso de Serviço Social da UNOPAR, orientado e supervisionado pela Assistente Social do CREIO, Núbia Teixeira Nunes. O projeto trouxe como objetivo principal propiciar a reflexão sobre o lado negativo da desqualificação da pessoa humana através de apelidos depreciativos e brincadeiras  que sugerem incapacidade, ridicularizarão de traços físicos e de cor, que trazem sofrimento ao ser humano.
Para Sônia Fernandes, diretora da Instituição, “É importante respeitar a subjetividade de cada criança, aceitar as diferentes formas de sentir, pensar, agir e aprender; e Projetos como esse que sempre são realizados pelo CREIO vem fortalecer os atendimentos individuais no tocante a autonomia do educando”.
O Prefeito Charles Fernandes visitou o centro de referência durante uma das atividades e expressou a sua satisfação durante reunião com a equipe dos profissionais, “este é um ambiente agradável e acolhedor, onde as crianças e suas famílias encontram todo o apoio e suporte necessário dos ótimos profissionais que aqui desenvolvem suas atividades, sempre terá em nossa gestão o apoio necessário para que este trabalho valoroso continue semeando bons frutos”, frisou.

Autor: Ascom/PMG