Nota de Pesar – José Elder Guimarães
26/04/2023

É com sentimento de profundo pesar, que a Prefeitura de Guanambi, através do prefeito licenciado Nilo Coelho e do prefeito Interino Arnaldo Azevedo, comunicam o falecimento de José Elder Guimarães, aos 68 anos de idade, ocorrido na noite desta quarta (26), às 20h10min, no Hospital Ana Neri, em Salvador, onde o mesmo estava internado e teve complicações após ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

O translado do corpo para Guanambi está sendo feito ainda na noite de hoje, e será velado na Câmara Municipal de Vereadores nesta quinta (27), a partir das 10 horas da manhã. O local e horário do sepultamento serão divulgados posteriormente.

Biografia vasta na vida pública deste guanambiense de coração

Elder nasceu em 13/10/1954 na cidade mineira de Mirabela, mas adotou Guanambi como sua terra natal. Aqui casou e teve filhos, dando os primeiros passos na vida empresarial, deixando um vasto e indelével legado político. Ultimamente, ocupava o cargo de Subsecretário Municipal de Administração, desde 29/03 deste ano.

Elegeu-se pela primeira vez como vereador no ano de 1988 e consecutivamente para mais cinco mandatos. É, até hoje, o edil que mais vezes presidiu a Casa da Cidadania. No seu mandato de presidente, ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município, sendo o líder da campanha “Vale uma Esperança”, movimento suprapartidário que uniu toda a sociedade regional, em busca do sonho da irrigação do Vale do Iuiu. Modernizou a ampliou a Câmara de Vereadores, construindo um novo anexo, edificando gabinetes individuais, sendo a estrutura arquitetônica, modelo para as Casas Legislativas de toda a Bahia. A estrutura se tornou cartão postal, com uma das praças mais belas e verdes de todo o interior. Elder ainda assumiu variados cargos na gestão pública, foi vice-prefeito de 2013/2016, secretário de diversas pastas, subsecretário e precursor de vários movimentos, sendo um dos maiores apoiadores da cultura e do esporte da cidade. Foi parceiro na elaboração e execução de projetos como a Feira das Cidades, São João do Gurutuba e a Feira do Luar, em parceria com a primeira-dama Solange Coelho, Projeto Bom de Esporte, Bom de Escola.

Fica um legado, de um grande homem público. Neste momento de tristeza para amigos, correligionários e familiares, todo o corpo administrativo da Prefeitura de Guanambi roga a Deus, o necessário conforto.