Em conformidade com:

Secretaria de Administração

Walguimar Cotrim Pires (Guima) nasceu em Fernandópolis/SP, filho de Waldemar Pires da Silva e Guiomar Cotrim Pires e pai de Uirá e Inuri. Formou-se em Biologia na Faculdade de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, em 1979.

Em Guanambi exerceu diversas atividades, como diretor técnico de extensão e fitossanitário da Empresa de Desenvolvimento Rural da Bahia (ENDER), vice-presidente do Clube de Campo Guanambi, presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Estado (PROALGO), diretor financeiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guanambi (APAE), presidente da Cooperativa Agropecuária de Guanambi (COOPAG), Secretário Municipal de Infraestrutura, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Comércio.

Exerceu o mandatode Deputado Estadual em 1995-1999. Entre outras ações na Assembleia Legislativa foi presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (1995-1998) e quando Presidente da Comissão de Agricultura, eleito de forma unânime para 04 anos consecutivos, defendeu de maneira intransigente o produtor rural do estado, teve papel importante junto a SEAGRE (Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia) na implantação e construção do CENTREVALE (Centro de Treinamento dos Produtores do Vale do Iuiu).

No segundo mandato do Prefeito Charles Fernandes (2013-2016) foi Secretário de Governo, quando ajudou este mandatário a mudar o velho paradigma de relacionamento entre o poder público e a população, tornando-o mais humano, mais igual e mais transparente.

Em 2017 assumiu a secretaria de Administração na gestão do Prefeito Jairo Magalhães, seguindo o mesmo parâmetro de relacionamento humanizado entre a população e o poder público.