Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi já recolheu 258 animais nas vias públicas nos últimos 14 meses

Segunda, 19 de Março de 2018

Departamento Municipal de Trânsito

A Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito segue atuando de forma intensiva na ação de recolhimento de animais de grande porte, soltos nas vias públicas. Já foram capturados nos últimos 14 meses, 258 animais, em sua maioria equinos, muares, asininos e bovinos, que rotineiramente causam acidentes nas vias urbanas e rurais. A Prefeitura de Guanambi, através do seu Departamento Jurídico está estudando a revisão da legislação municipal, para que criadores que insistem em deixar animais soltos possam ser responsabilizados de forma mais dura, quando forem flagrados na prática ilegal. A prática já causou inúmeros acidentes com vítimas fatais nos últimos anos, além de diversos acidentes com danos materiais e/ou graves sequelas em condutores de veículos. Depois da operação de captura, os animais são recolhidos para o curral municipal, onde recebem tratamento adequado, com alimentação e todo cuidado.

 

Para a retirada, o responsável é obrigado a pagar uma taxa, assinar termo de compromisso de não mais soltar o animal, onde o mesmo é fotografado, ferrado com as iniciais do proprietário, onde também deixa uma cópia dos seus dados documentais e comprovante de residência. Em caso de acidentes com animais que já passaram pela Superintendência de Trânsito, os dados serão compartilhados com as autoridades policiais e judiciais, para facilitar a apuração das responsabilidades cíveis e criminais do proprietário. Caso o cidadão seja reincidente na soltura do animal, o mesmo perde a sua posse, que será doado para instituições.

 

Ajuda da população denunciando criadores  que soltam animais

 

A Prefeitura de Guanambi ampliou a equipe de fiscalização e captura, e agora a população pode  denunciar criadores que soltam animais no perímetro urbano ou perto de estradas, ligando para dois números de telefone: 3451-5658 - (Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), ou 3452-4611 – (Superintendência Municipal de Trânsito).

 

“Precisamos da ajuda dos criadores, que tenham consciência e não solte animais, a Prefeitura de Guanambi está fazendo a sua parte, e agora é preciso que a população nos ajude a identificar estes criadores que insistem a manter soltos estes animais de grande porte, que quando se envolvem em acidentes, fatalmente deixa terríveis consequências para os condutores de veículos” disse Eleuza Nogueira, Superintendente Municipal de Trânsito.

 


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias