Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • E-mail

    assessoriapmg@hotmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde realiza grande caminhada da campanha “Outubro Rosa”.
18/10/2013

 

Na manhã desta quinta-feira (17), ocorreu uma grande caminhada que marcou as atividades da campanha nacional “Outubro Rosa” em Guanambi. A campanha mundial de conscientização, tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e conta com a participação de outras entidades, clínicas e médicos, sendo dirigida para a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O centro comercial da cidade parou para recepcionar o movimento e refletir sobre a prevenção do câncer de mama. Na caminhada, foram destacados faixas e cartazes de conscientização e entregue pelos participantes, panfletos sobre orientações e cuidados, além da importância do auto-exame das mamas. Na ação que percorreu várias ruas e avenidas do centro da cidade, prevaleceu a cor rosa em camisas e balões. O ponto de saída e chegada, foi pátio da Prefeitura Municipal de Guanambi, no centro administrativo.
O evento contou com a participação do prefeito Charles Fernandes, sendo acompanhado pela primeira-dama Jaylma Fernandes, do Secretário de Saúde Manoel Paulo Rodrigues, da Secretária de Assistência Social Maria Silva Barros, da Coordenadora da Atenção Básica Maria das Graças Cotrim e a Diretora do setor Paula Luisa Mello, Alessandra Azevedo Gomes, Coordenadora de Saúde Bucal, além de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, funcionários públicos, alunos e professores do Curso de Enfermagem da Faculdade Guanambi, CEEP – Centro Estadual Educação Profissional e da  Escola Municipal José Neves Teixeira, além da fanfarra infantil Curumim, do serviço de convivência SCSV, da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Nós mulheres precisamos nos cuidar, fazer o auto-exame e principalmente fazer a mamografia anualmente após os 40 anos, e todo mundo tem que estar envolvido, lembrando a mãe, as filhas, as amigas, as colegas de trabalho da importância do exame”, frisou a primeira-dama Jaylma Fernandes.
Desde o início deste mês, uma vasta programação tem sido realizada em Guanambi, desde a “Feira de Saúde da Mulher” com mamógrafo móvel, palestras informativas sobre vários temas relacionados à saúde da mulher nos PSFs da cidade, Blitz Rosa (entrega de material informativo), exames preventivos, mobilizações, além de várias atividades, tendo o tema “prevenção” como foco principal.
ENCERRAMENTO DA CAMPANHA
O Dia 01 de novembro, será  o grande encerramento da campanha com a NOITE ROSA na Praça do Feijão. Noite festiva e cultural com apresentação do consolidado das atividades do mês, realização de panfletagem, ação educativa, oferta de teste rápido para HIV/AIDS, tipagem sanguínea, avaliação nutricional, medidas antropométricas, aferição da pressão arterial sistêmica, atividade física, stands dos demais serviços oferecidos pela SMS, consultório para avaliação clínica das mamas com mastologista e enfermeiro especialista em saúde da mulher e mamógrafo para a realização do exame de mamografia para os bairros Santa Luzia e Vomitamel.
O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e para conscientizar a população feminina e a sociedade em geral sobre este assunto, inclusive prevenção e tratamento é que surgiu o “Outubro Rosa”, movimento popular que acontece em cidades de todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, entidades públicas e privadas e sociedade civil organizada.

 



Autor: Ascom/PMG

Mais Notícias

ANTERIOR

Página 1 de 184   |   1840 Registro(s) encontrado(s)

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito