Secretaria de Saúde promove palestras e atividades que marcam o ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio

Terça, 25 de Setembro de 2018

Saúde

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS – AD e CAPS II Beija-flor) de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo uma série de atividades de prevenção, como palestras, orientações e oficinas com profissionais de saúde, estudantes secundaristas e universitários e população em geral. A ação faz parte do “Setembro Amarelo”, que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que começou em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e conta com a participação de diversos entes de saúde por todo o país.

 

E na manhã desta terça-feira (25), com apoio da gestora de saúde do município, Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP), foi promovido uma importante palestra com a Psiquiatra Maria Elisa Lima Barros que abordou a temática da campanha com linguagem didática, tocando nas principais causas de suicídio, diante dos estudos e análises feitas pela profissional. Logo após, uma mesa redonda foi promovida com ao psicólogos Jaldo Cambuí e Glaucia Castro Donato, com dois pacientes do CAPS, Sandro Lúcio e Flávia Brito.

 

O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado, onde o público ficou atento às abordagens realizadas. Para o secretario de Saúde, André Moitinho, a ação é pertinente, diante dos muitos casos ocorridos na cidade, e a sua pasta não poderia deixar de participar e apoiar esta importante campanha. “Estamos com os setores como o CAPS-AD, CAPS-Beija-Flor, psicólogos e demais profissionais da área, imbuídos neste propósito de levar informação, e acima de tudo, uma opção de auxílio e ajuda para aqueles cidadãos que estão passando por problemas, e neste caso, os participantes das palestras são disseminadores da informação, para os seus familiares e amigos”, frisou.

 


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias