Secretaria de Assistência Social
Secretária de Assistência Social de Guanambi finaliza detalhes na Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, para inauguração da sede do CRAM
17/05/2023

A Secretária Municipal de Assistência Social, Carla Maria, reuniu-se na manhã dessa terça-feira (16) com a Secretária Estadual Elisângela Araújo e representantes da rede de proteção à mulher do município, com o propósito de ponderar as ações e resultados da luta contra a violência à mulher e serviços ofertados em defesa das vítimas pelos órgãos de proteção.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e contou com a participação ainda das vereadoras Eponina Gomes, Miria Paes, Maria Silvia Barros (Lilia), e vereador Paulo Costa; além de representantes do Movimento do "Luto à Luta”, como a jornalista Neide Lu.

Como pauta, foi abordada principalmente a inauguração da sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM) de Guanambi, bem como a entrega de equipamentos para a respectiva estrutura física, conforme Termo de Cooperação firmado entre município e estado.

Segundo Carla Maria, a reunião gerou bons frutos. "Muita coisa boa estar por vir, em breve anunciaremos a data oficial para a inauguração da sede do CRAM", disse a secretária de Assistência Social.

CRAM

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) é um espaço destinado a prestar atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Serviços ofertados pelo CRAM

- Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para este fim;

- Auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico;

- Orientação sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência;

- Articulação com outras instituições para o acesso aos programas de educação formal e não formal e os meios de inserção no mundo do trabalho.

Autor: Assessoria de Comunicação