PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA RECEBEM GRATIFICAÇÕES DO PMAQ
19/05/2014

Aconteceu na noite desta última sexta (16) a entrega da bonificação de diversas equipes do Programa Saúde da Família que atuam nos Bairros Alto Caiçara, Lagoinha, Ipiranga, Monte Pascoal e Vomitamel. Como forma de incentivar a melhora no atendimento, estas cinco equipes de Estratégias de Saúde da Família em Guanambi foram premiadas por alcançarem metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e receberam a gratificação prevista pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que incentiva o cumprimento das metas e adoção de processos que ampliem a capacidade de gestão para melhoria do serviço de acordo com a necessidade da população. O evento de valorização foi apresentado pelas funcionarias Paula Melo e Graça Cotrim, do Departamento Municipal de Atenção Básica.

Os servidores foram representados pela funcionária Dulcinéia, que recebeu das mãos do Secretário de Saúde Manoel Paulo Rodrigues e do Prefeito Charles Fernandes o cheque simbólico na quantia de R$ 4.307,00. O diretor do Departamento financeiro da Secretaria Municipal de Saúde Onílio Junior disse que os valores já foram creditados e já estavam na conta dos funcionários, para a alegria dos presentes. A Sra. Terezinha Perrone, da Ouvidora do SUS, destacou a importância da valorização das equipes e parabenizou a todos pelo empenho.

Presente no evento, o prefeito Charles Fernandes destacou a importância do programa em que a população ganha ao ter o servidor motivado a atingir as metas estabelecidas. “Isso é um estímulo às equipes para que, no cumprimento de metas, melhorem a qualidade do atendimento e deem um resultado melhor para a população. É melhor para a comunidade, é melhor para o governo, que está investindo na atenção básica, e para os servidores, que terão um estímulo a mais, podendo garantir a cada semestre uma gratificação”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo ressaltou o comprometimento das equipes engajadas no programa, “o Ministério da Saúde tem uma prioridade, que é investir na prevenção da doença e na promoção da saúde, ou seja, na atenção básica”, de maneira igual estamos fazendo no município, a nossa meta é aumentar o número de equipes de Saúde da Família no PMAQ, dando assim, um importante incentivo para os servidores e consequentemente a constante melhoria nos serviços prestados. As equipes envolvidas demonstraram extremo comprometimento, e por isso, hoje está recebendo este importante incentivo através pagamento de bônus financeiro, frisou.

Esteve presente também a Diretora do Departamento de RH, Sra. Giselle Malheiros, a primeira-dama Jaylma Ribeiro Fernandes e toda a equipe do Departamento de Atenção Básica do Município (Paula Luisa, Graça Cotrim, Zuleide Batista, Jayne Almeida, Kelly Nascimento, Elisângela Fernandes, Juvenal dos Prazeres e Alessandra Gomes)

PMAQ - entenda o Programa

O PMAQ tem índices estabelecidos que correspondam a um número de pontos, e a premiação em dinheiro é proporcional, sendo calculada a partir de quantos pontos a equipe conseguiu. A pontuação máxima é de 20 pontos. As equipes de Guanambi inscritas no programa tiveram avaliação acima da média.

O objetivo do programa, instituído em julho de 2011, é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

A ideia é mensurar os possíveis efeitos da política de saúde com vistas a subsidiar a tomada de decisão, garantir a transparência dos processos de gestão do SUS e dar visibilidade aos resultados alcançados, além de fortalecer o controle social e o foco do sistema de saúde nos usuários.

Autor: Ascom/PMG