Educação
Prefeitura de Guanambi realiza coletiva de imprensa sobre medidas na educação municipal durante pandemia
04/05/2020

A Prefeitura de Guanambi juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação realizaram na manhã dessa quinta-feira (30), no Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), uma coletiva de imprensa para repassar informações pertinentes as medidas tomadas durante a pandemia da COVID-19. Diante da pandemia da novo coronavírus que tem modificado a rotina de toda população, a fala principal durante o encontro foi sobre a preservação da vida, que é o bem maior.

Preocupados com os encaminhamentos da educação municipal, foi divulgado a criação de uma Equipe de Articulação Educacional do Sistema Municipal de Ensino de Guanambi para as ações educacionais decorrentes da situação de pandemia do Coronavírus (Covid-19), e uma Comissão Especial para distribuição e controle de gêneros alimentícios da merenda escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a secretária de educação, Maristela Cavalcante, a equipe pedagógica e tecnológica está empenhada em produzir materiais de acompanhamento educacional, porém, esses não deverão ser contabilizados como hora aula e sim atividades complementares, podendo ser ofertadas através de plataformas digitais e impressas para alcançar ao maior número possível do alunado.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Irene Brito, destacou em sua fala o diálogo constante com todos os profissionais da educação municipal, discutindo ações essenciais para o momento, inclusive a criação de um canal de acompanhamento psicológico de servidores e alunos, uma vez que existe uma grande preocupação com a estabilidade mental e sensorial.

Para o prefeito Jairo Magalhães é primordial manter uma alimentação de qualidade para os nossos alunos, sendo assim, nos próximos dias deverão ser distribuídas cestas básicas com itens essenciais da merenda escolar. Cada aluno receberá um kit alimentício de acordo com um calendário determinado pela unidade escolar onde está matriculado e que será divulgado a comunidade em breve. Vale ressaltar que os kits foram planejados dentro do cardápio escolar e nutricional, inclusive os alunos da educação infantil receberão 03 (três) itens a mais.

O gestor municipal declarou ainda que não existe uma data determinada para o retorno das aulas no município, e que segue atento a todas as orientações recebidas através do Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde, entretanto, conta com a compreensão de toda comunidade guanambiense durante esse momento crítico, reforçando o pedido de manutenção dos cuidados preventivos para permanência dos excelentes resultados que a nossa cidade têm alcançado durante essa pandemia.