Secretaria Particular de Governo
Prefeitura de Guanambi busca modernizar sistema de iluminação pública através de PPP
24/03/2023

Nesta terça-feira (21), aconteceu mais uma etapa de discussão do modelo de gestão da iluminação pública para o município de Guanambi. Técnicos da Caixa Econômica Federal, consultores da Vital Consultoria expuseram para a Administração Municipal, o modelo gerencial a ser aplicado para iluminação pública do município.

Completa modernização

O projeto prevê uma completa modernização da iluminação, substituindo o sistema convencional, por LED (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz, mais econômico e eficiente. O fundo de estruturação do projeto conta com aporte de recursos do Banco Mundial, Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Economia, com gerenciamento e fiscalização da Caixa Econômica Federal.

Modelo já utilizado em grandes cidades

Já implantado em grandes cidades como Campinas- SP, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Barreiras, Alagoinhas e Teixeira de Freitas na Bahia, o novo modelo de gestão será administrado através do Consórcio Alto Sertão, que inclui ainda os municípios de Caetité, Caculé, Lagoa Real, Iuiú e Sebastião Laranjeiras.

A gestão do prefeito Nilo Coelho foi representada pelos secretários de Governo Marcelo Batista, de Planejamento Jairo Magalhães, de Infraestrutura José Antônio Vieira, de Desenvolvimento Econômico Fabrício Lopes, da Fazenda Maria Digna, assessores jurídicos e ainda representantes do CDS Alto Sertão.

Caso o município aceite a proposta apresentada, a concessão será feita através de leilão na Bolsa de valores.