Saúde
Prefeito anuncia construção de praça durante abertura da 2ª Feira de Saúde da UBS dos Bairros Lagoinha e Araújo
22/11/2018

Com foco na participação da comunidade local, a Unidade Básica de Saúde dos Bairros Lagoinha, Taboinha e Araújo promoveu na última quarta-feira (21), a sua 2ª Feira de Saúde, Educação e Meio Ambiente. A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Saúde André Moitinho, do prefeito Jairo Magalhães, vereador Zaqueu Rodrigues e representantes de parceiros, como as Faculdades Integradas Padrão (FIP), representada pelo seu diretor Rafael Gontijo.

Na sua fala, o prefeito anunciou a construção da Praça Judite Dias, localizada em frente a unidade de saúde, no Bairro Santo André, para o primeiro trimestre do próximo ano. O compromisso da obra tinha sido feito durante inauguração da Unidade de Saúde. O gestor destacou a importância da realização da 2ª Feira, ressaltando que “a saúde pública com qualidade se faz assim, com equipe competente e motivada, focando, sobretudo, em ações preventivas e educativas junto aos usuários”.

Logo após a abertura, o professor João Wilker, docente da Uneb e UniFG, fez uma breve explanação sobre: “Segregação de resíduos e dificuldades dos catadores de resíduos recicláveis.

A enfermeira coordenadora da UBS, Maklane Cardoso, afirmou que o evento teve como o objetivo mobilizar a comunidade, despertando para importância da prevenção e dos cuidados relacionados ao meio ambiente. A Feira contou com atividades diversas, como exposições de alunos e profissionais da área.

Para André Moitinho, o sucesso do evento se deu graças às parcerias desenvolvidas com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Vigilância Epidemiológica, Superintendência de Trânsito, CTA, NASF, CRAS, UniFG, FIPGuanambi, UNEB, Hemoba/UCT, CEEP, COTAEG, Fisio 10, escolas municipais, e Escola de Cabeleireiro Sueli.

Durante todo o dia, foram oferecidos serviços de cabeleireiro (corte e escola), antropometria, glicemia capilar, tipagem sanguínea, avaliação postural, ginástica laboral, teste rápido do PSA, orientação nutricional, captação de medula óssea, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais, entre outros serviços.