GUANAMBI REALIZA CAMPANHA PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - Notícias - Prefeitura de Guanambi - Site Oficial

GUANAMBI REALIZA CAMPANHA PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Quinta, 14 de Junho de 2018

Secretaria de Assistência Social

Neste mês de junho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, em parceira com representantes do GTI (Grupo de Trabalho de Intersetorial), estão sendo intensificadas as atividades de mobilização da população sobre ao Trabalho Infantil, como rodas de conversa e entrevistas com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de sensibilização, prevenção e combate essa problemática. No dia 12 de junho - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foram feitas panfletagens em diferentes pontos da cidade para esclarecer a proposta da campanha e informar sobre os malefícios do trabalho na infância.

 

Lamentavelmente, a exploração do trabalho Infantil é uma realidade no município de Guanambi, envolvendo a venda de inúmeros produtos, cuidado com animais, ajudantes em supermercados, como também a mendicância, quadro agravado pela exploração sexual infanto-juvenil.

 

Por este motivo, o trabalho Infantil tem sido tratado com a devida preocupação pelo município que, através dos programas de atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias, vem articulando um conjunto de políticas para a superação dessa questão.

 

Nesta perspectiva, o PETI - Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente foi instituído pela Lei Municipal Nº 1.174 de 02 de abril de 2018, representando o fortalecimento e ampliação de estratégias intersetoriais que o município e vem implementando ações de enfrentamento com a participação de atores do Sistema de Garantia dos Direitos, além de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes.

 

Assim como, foi sancionada Lei municipal 1.168/18, no dia 02 de abril de 2018, que dispõe sobre a vedação de funcionamento de estabelecimentos que se utilizem da mão de obra infantil e/ou adolescente, visando fortalecer a garantia da proteção destas.

 

A localização das crianças e dos adolescentes em situação de Trabalho infantil é um desafio ao sucesso das ações de combate. Por isso, em caso de suspeita ou mesmo confirmação, DENUNCIE.

 

Se preferir, denuncie no CRAS, CREAS ou Conselho Tutelar!


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias