Guanambi foi a cidade da Bahia que mais desenvolveu em saúde pública, conforme índices do Instituto Firjan

Domingo, 01 de Julho de 2018

Saúde

A cidade de Guanambi teve a melhor avaliação na categoria Saúde entre as cidades da Bahia, de acordo com os dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018, neste sábado (30). O município foi avaliado com 0,8810, número considerado alto de acordo com os critérios da pesquisa, bem acima da média nacional, que é de 0,7655. O levantamento tem como referência os anos de 2015 e 2016. A pesquisa foi inspirada no IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU. A informação foi destaque nos maiores veículos  de comunicação do estado e jornais impressos da capital. O IFDM 2018 monitorou os indicadores sociais em 5.471 municípios do país, onde vivem 99,5% de habitantes.

 

Para o prefeito Jairo Magalhães, o resultado da pesquisa, que detém alta credibilidade no país, é o resultado de que a cidade está no caminho certo, foi assim na gestão do ex-prefeito Charles Fernandes, onde a cidade alcançou um grande avanço na sua estrutura de saúde, e segue no mesmo trilho do trabalho, colocando a saúde como total prioridade. “Ao lado do nosso competente Secretário de Saúde, André Moitinho, já entregamos quatro novas unidades de saúde, de porte 2, elevando a cobertura em atenção básica na cidade, em mais de 90%, uma das maiores do Estado, aumentamos ainda em mais de 40% as cirurgias eletivas do Hospital Municipal e já conseguimos recursos para a construção sua sede própria, além, de ter firmado convênio com o Governo do Estado, onde foi instalada em nossa cidade, a Policlínica Regional de Saúde, auxiliando de forma considerável o acesso a exames de média e alta complexidade, ajudando a diminuir a fila de espera na cidade, estamos finalizando as obras do Centro de Controle de Natalidade Canina e do novo Centro Odontológico”, salientou. 

 

Criado em 2008, o índice é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. Consulte o índice, no portal da instituição: http://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/ Assista o vídeo abaixo e saiba como funciona a pesquisa.

 

20ª população do estado, Guanambi está entre as oito cidades mais desenvolvidas:

 

No índice consolidado, onde são considerados saúde, educação e geração de emprego e renda, Guanambi ficou em 8º lugar no estado, com índice de 0.7222. Luís Eduardo Magalhães, no Oeste Baiano, ficou na primeira colocação com índice 0,7783. Lauro de Freitas, na região metropolitana, ficou em segundo (0,7725), Mata de São João (0,7454) em terceiro. Guanambi ficou a frente no índice de cidades como Barreiras [0,7143] e Porto Seguro [0,7067].


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias