CURSOS PROMOVEM INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA EM GUANAMBI
05/01/2016

Pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e, grande percentual deste número, inseridas no mercado de trabalho. Este foi o resultado do programa Mutirão Social durante a gestão do Prefeito Charles Fernandes, através da Secretaria de Assistência Social com a coordenação da Primeira Dama Jaylma Fernandes.

O programa, em parceria com o Governo Federal, levou aos beneficiados na sede e na zona rural a qualificação nas áreas de Corte e Costura, Pintura em tecidos, colchas e edredons, pedreiros, tratoristas, entre outros.

Somente em 2015, 833 pessoas tiveram acesso aos diversos cursos oferecidos pelo poder público municipal E 7.000 pessoas em 3 anos. Os beneficiados são unânimes em declarar a importância para sua vida pessoal e profissional.

“Nunca na zona rural tínhamos visto isso, as pessoas terem oportunidade de aprender uma profissão, ter uma renda para sustentar sua família”, afirma o presidente da Associação de Curral de Varas em Morrinhos, onde 42 mulheres receberam o Certificado de Corte e Costura. Já a presidente da Associação de Água Branca, Terezinha, enfatiza “aqui tivemos o curso de Pedreiro e servente e muitos da nossa comunidade estão trabalhando em obras em Guanambi”.

Para o Presidente da Associação de Queimadas, no Distrito de Mutans, Manoel, “o curso em nossa comunidade foi um grande benefício, pois deu oportunidade para os moradores terem uma profissão, é uma verdadeira inclusão social”.

A Coordenadora Pedagógica, Rosana Donato, afirma que o programa foi “uma experiência pessoal da mais alta importância, ver as pessoas terem sua autoestima elevada e, sobretudo ver o compromisso do Prefeito Charles Fernandes, da Primeira Dama Jaylma e da Secretária Maria Sílvia com este foco de inclusão”.

Por seu lado, o Prefeito Charles Fernandes, frisa que se sente realizado e agradecido a toda equipe que viabilizou o projeto “este é o dever do poder público, levar a cidadania aos que mais precisam”.