W3C

Em conformidade com:

Concorrida solenidade marca formatura do PROERD em Guanambi

Quarta, 11 de Dezembro de 2019

Gabinete

O combate às drogas, inclui também ações de prevenção e formação de agentes multiplicadores. É com esta filosofia que o PROERD se implantou no Brasil e tem sido disseminado em várias escolas, com o intuito de combater as drogas através da informação e da formação de crianças, jovens e adolescentes. Em Guanambi, o projeto já se estende por diversas escolas, promovendo reflexões e orientações para direcionar os alunos para outros caminhos que não o dos entorpecentes cujo final nunca é feliz. O 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi (17º BPM) realizou na manhã desta terça-feira, dia 10, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no bairro Brasília, na quadra Poliesportiva. Desenvolvido pelo 17º BPM em parceria com a secretaria de Educação, o programa contemplou estudantes de várias unidades escolares, reunido esforço cooperativo estabelecido entre a polícia, escolas e a família.

 

De acordo com o tenente coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, o programa é importante pelo fato de trabalhar com a prevenção e conscientização das crianças sobre os malefícios das drogas. “Esse ano o programa completa 16 anos na Bahia, já aqui em Guanambi são 1.580 jovens beneficiados com o curso de formação do Proerd”,disse Mascarenhas.

 

O Proerd foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

 

No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

 

O prefeito Jairo Magalhães destacou a importância da parceria entre Polícia Militar e o Município, que tem garantido todo suporte necessário para o andamento do programa. “No ano passado foram 730 alunos beneficiados pelo programa, hoje 830 estudantes recebendo certificados de formação do curso do Proerd. Confesso que estou muito feliz”, ressaltou o prefeito.

 

“O que aconteceu aqui hoje, demonstra nosso compromisso com os nossos jovens, mas também inspira a rede municipal de Guanambi a inserir no planejamento, o debate sobre as drogas”, afirmou a secretária de educação, Maristela de Souza Teixeira Cavalcante.

 

Estiveram presentes: os secretários de Saúde- André Moitinho, Cultura - Paulo Costa, o Vereador Raphael Macedo representado o Legislativo Municipal, representante da UniFG e agentes do 17º BPM. Além de diretoras e diretores das escolas beneficiadas, pais, alunos e moradores do Bairro. Na ocasião também aconteceram apresentações culturais, e sorteio de brindes para os presentes.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias