Com obras avançadas, Centro de Controle de Natalidade Canina irá diminuir população de cães a curto e médio prazo

Quinta, 22 de Março de 2018

Secretaria da Saúde

Uma obra que promete resolver a curto e médio prazo a situação da crescente população de cães de rua em Guanambi, o Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), está mais perto de iniciar as suas atividades, com obras bastante avançadas, uma ação pioneira da Secretaria Municipal de Saúde na região, que vem atender ao anseio e cobranças da população.

 

Nesta semana, o Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho, inspecionou a execução da obra, acompanhado de membros da ONG Unianjos, Thamyllis Ávila e Jéferson Charles, onde deu detalhes da estrutura e funcionamento do local, como a recepção, setor administrativo, almoxarifado, centro cirúrgico, local de pós-operatório, e as baias individuais e coletivas. O local contará com veterinário e equipe capacitada para realizar as atividades.

 

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO

 

Localizada no antigo curral e canil municipal, às margens da BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, o espaço terá a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano, o que deve diminuir consideravelmente a curto e médio prazo, a população de cães que vagam pela cidade. Para André Moitinho, “a obra atende a uma antiga cobrança popular, e depois de pronta a secretaria pretende firmar parcerias com as organizações protetoras dos animais para adoção dos mesmos, e seguirá  todos os protocolos técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde - (FNS) e Ministério da Saúde”, disse.

 

LOGÍSTICA DE ATENDIMENTO

 

Segundo o secretário, os animais que serão capturados nas vias públicas, passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Toda esta preocupação tem como finalidade obter um maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente, a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes, disseminação de diversas doenças, etc”, salientou.

 

Na atual fase, está sendo finalizado o revestimento de cerâmica de todas as instalações, atendendo a normas sanitárias e que vai facilitar a higienização do espaço, com o deslocamento do antigo curral, que ficava ao lado, além de demais adequações. “Dado a complexidade deste projeto e equipe envolvida, estamos trabalhando para iniciar as atividades do espaço ainda neste primeiro semestre”, finalizou o secretário.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias