Saúde
Secretaria de Saúde de Guanambi supera a meta nacional e vacina mais de 90% do grupo de risco contra o H1N1.
18/05/2016

A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica divulgou no final da tarde desta quarta-feira 18/05, um balanço da campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1, conseguindo superar e própria meta estipulada em 80%, e a perspectiva nacional, alcançando mais de 90% de vacinação das pessoas que pertencem ao grupo de risco estipulado conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Foram vacinadas 75,81% das crianças, 66,60% das gestantes, (104,26% dos trabalhadores de saúde, 115,48%  das mulheres com até 45 dias pós-parto, e 121,64% portadores de doenças crônicas), estes superando em grande escala a meta estipulada.  Foram vacinados ainda, acima da média estadual e nacional os idosos, com 88,77%.

Segundo Andreiza Vigatto, enfermeira sanitarista do Departamento de Vigilância Epidemiológica, “a campanha segue fluxo normal na zona rural até o dia 31 de maio”.  Possivelmente serão alcançados números perto de 95% de vacinação das pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Todo o Brasil passou por dificuldades na distribuição das vacinas, onde a entrega das mesmas foram fracionadas pelo Ministério da Saúde, que segundo o governo, a falta das doses, tanto na rede pública e na particular, se deu pela antecipação da campanha, onde a indústria nacional, não estava estruturada para a enorme demanda.